Ação reafirma compromisso da Unileão com a formação de profissionais qualificados e socialmente responsáveis.
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promoveu uma campanha de doação de sangue no campus Saúde, realizada na última terça-feira, 16 de abril, das 17h às 20h30. A iniciativa mobilizou estudantes em uma atividade prática de formação humanizada, reforçando a responsabilidade social e o engajamento com a comunidade.
Voltada especialmente para o público jovem, a campanha possibilitou a coleta de bolsas de sangue – cada uma capaz de beneficiar até quatro pessoas – além do cadastro de doadores de medula óssea. A ação contribuiu diretamente com a rede pública de saúde e proporcionou aos estudantes a vivência além da sala de aula.
“A campanha em ambientes universitários pode transformar estudantes em multiplicadores dessa consciência. Mesmo quando não estão mais na universidade, eles seguem doando e ainda incentivam colegas, familiares e comunidades”, explicou a professora Ana Borges.
A coordenadora de Enfermagem do Hemoce, Margarida Maia, também destacou a importância de levar esse tipo de ação para os espaços acadêmicos. “Muitas pessoas não podem ir até nossa sede, então levamos até elas a possibilidade de doar. Muitas doam pela primeira vez e passam a entender que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.”
Entre os doadores estreantes estava Grazyele Ribeiro, aluna do 3º semestre de Enfermagem. Para ela, doar sangue é mais do que um gesto – é um ato de solidariedade. “É doar um pouco de si pela vida de outra pessoa. É o lado humano que a universidade ensina na prática”, afirmou.
Também do 3º semestre, Gabriel Carvalho reforçou o valor da experiência para a formação pessoal e profissional. “É ver de perto como esses profissionais atuam com tanta empatia. Isso a gente não aprende só na sala de aula. É um gesto de amor e um aprendizado para a vida.”
Egresso do curso, Yago Lopes mora perto do campus, soube da campanhar e quis participar. Na opinião dele, iniciativas como essa “possibilita que os alunos possam também colaborar com a doação de sangue e salvar vidas” e que “é muito importante para essa abordagem da saúde e também para que o aluno possa vivenciar esse dever de salvar”.
Saiba mais sobre a importância da doação de sangue acessando esta matéria especial da Unileão.
Confira abaixo alguns registros da ação no campus Saúde.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.