Evento do Grupo Unileão inova ao incluir familiares de educadores na programação, ampliando horizontes formativos e reforçando o compromisso com uma educação humanizada.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) apresentam, no dia 17 de maio, a edição 2025 do EduInspirar Cariri. O diferencial deste ano está na inclusão de familiares dos educadores em atividades paralelas, criando um ambiente integrado de formação e acolhimento.
Gratuito e exclusivo para diretores, coordenadores e professores de 170 escolas parceiras das redes pública e privada, o evento ocorrerá no campus Lagoa Seca da Unileão e propõe uma renovação nos encontros pedagógicos tradicionais. Ao considerar a dimensão pessoal e familiar dos profissionais da Educação, a iniciativa estreita os vínculos institucionais e amplia a participação dos educadores.
A programação do EduInspirar 2025 contará com palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente. A professora Carolina Borges, pós-doutora por Harvard, abordará o tema “Capital Social como Base para Liderança”. Segundo a professora, “Capital social é a nossa capacidade de construir redes de relacionamentos e de confiança, que potencializam a nossa atuação como líderes”. Ela também explicou que vai explorar estratégias e ferramentas práticas para fortalecer esse capital social na prática docente, na liderança em sala de aula, na escola e na comunidade. “O foco será no educador, para que ele desenvolva as próprias competências como líder, equilibrando habilidades técnicas e humanas”.
A professora e criadora de conteúdo educacional Rafaela Lima trará reflexões sobre “Gestão de Sala de Aula”. “Vamos tratar de um tema que é muito importante pra nós. Falaremos sobre metodologia e caminhos possíveis”, adianta Rafaela.
Já Marcus Aquenaton, mestre em Administração e especialista em Neurociência e Comportamento, falará sobre a “Neurociência da Aprendizagem”. A intenção é ajudar os educadores a entenderem como o cérebro aprende e como a aula pode gerar ainda mais transformação na vida dos estudantes.
“Durante uma aula, o que está acontecendo no cérebro do aluno? E o que acontece com o cérebro de quem está ensinando? Será que esses cérebros tentam se conectar e ficar em sincronia? Como atenção e memória se relacionam com o processo de aprendizagem? Em nosso encontro no EduInspirar 2025 vamos falar sobre tudo isso”.
Além das conferências, os participantes terão a oportunidade de integrar grupos de debate, produzir coletivamente e participar de vivências práticas. A participação no evento será exclusivamente por convite, com número de vagas limitado. Cada escola poderá inscrever até quatro representantes por meio do site oficial. A confirmação da inscrição será realizada após contato da organização.