Participação de estudantes em congresso nacional evidencia integração entre ensino, pesquisa e extensão como pilares da formação acadêmica na Unileão.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reafirma seu protagonismo na integração entre ensino, pesquisa e extensão com a aprovação de dois trabalhos para apresentação no XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), considerado o maior encontro pedagógico do país e que acontecerá de 3 a 5 de outubro. As produções acadêmicas foram desenvolvidas por estudantes do quarto semestre dos cursos de Direito e Psicologia, sob a orientação dos professores Pedro Adjedan e Márcia Figueiredo.
Aprovados na modalidade de comunicação oral, os trabalhos serão apresentados no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, pelas alunas Bárbara Nunes Sampaio, Giovanna Oliveira Alexandre, Maria Isadora Rodrigues Vieira (todas do curso de Direito) e Dayanna Maria da Silva Oliveira (curso de Psicologia).
O professor Pedro Adjedan destaca a importância da extensão universitária como parte essencial do ciclo formativo acadêmico da Unileão, que se sustenta em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, a instituição se posiciona na vanguarda desse processo.
“O processo de curricularização da extensão tem proporcionado aos nossos discentes uma ampla janela de percepções sobre as realidades do nosso território que, tanto do ponto de vista formativo na profissionalidade, quanto no aprofundamento da perspectiva acadêmica, tem contribuído de maneira significativa”, afirma o docente.
Os trabalhos aprovados têm os seguintes títulos:
— “Tricotagem de saberes e fazeres: um diálogo multidisciplinar sobre a curricularização da extensão e seus impactos na formação em Psicologia e Direito”;
— “Entre o saber acadêmico e experiências de vida: tessitura reflexiva sobre a extensão processual e orgânica para além do pragmatismo da obrigatoriedade”.
As apresentações acontecerão no Grupo de Trabalho 02 – Didática e Currículo.
Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.