(88)99216-3040

Vestindo o futuro: cerimônia do jaleco emociona estudantes de Medicina Veterinária da Unileão

Com convidados especiais, familiares e professores presentes, o evento reforçou o compromisso ético e humano que envolve a escolha pela Medicina Veterinária.

26/05/2025 13:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

As noites dos dias 22 e 23 de maio entrarão para o calendário afetivo dos estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unileão. Foi no auditório do Bloco A, no Campus Lagoa Seca, que os estudantes ingressantes protagonizaram um dos momentos mais simbólicos de sua jornada acadêmica: a cerimônia do jaleco. A solenidade, repleta de emoção e significado, marcou o início oficial da trajetória desses futuros profissionais da saúde animal.

Com convidados especiais, familiares e professores presentes, o evento reforçou o compromisso ético e humano que envolve a escolha pela Medicina Veterinária. A cada jaleco vestido, um sonho era reafirmado, agora com ainda mais responsabilidade e propósito.

Durante a cerimônia, a professora Juliana Almeida, coordenadora do curso, fez questão de destacar o orgulho institucional em receber uma nova turma. E com razão. Em sua primeira participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso de Medicina Veterinária da Unileão já conquistou o posto de melhor desempenho entre todas as instituições de ensino superior do Ceará, de acordo com o MEC.

“É com muito orgulho que digo a vocês, queridos alunos: em se tratando de Medicina Veterinária, vocês estão entrando na melhor instituição de ensino superior do Ceará. E isso não somos nós que estamos dizendo, quem comprova é o MEC. Por isso, nosso reconhecimento mais autêntico a todos vocês por essa conquista”, celebrou a professora Juliana.

Discursos dos oradores

A cerimônia, na noite do dia 22, foi marcada pelas palavras da oradora da turma 120.1, Vitória Maria de Caldas. Em seu discurso, ela traduziu com sensibilidade o sentimento coletivo daquele momento único. “Hoje é um dia que ficará marcado para sempre em nossas memórias mais preciosas. É uma celebração, um marco, o início da nossa jornada como futuros médicos veterinários. A partir de agora, deixamos de ser apenas sonhadores e damos início à realização de um sonho”, afirmou.

Comovida, Vitória também destacou a responsabilidade que acompanha esse novo ciclo. “Ao estarmos aqui hoje, fazendo esse juramento, nos comprometemos a ser a voz daqueles que não podem pedir ajuda. Hoje damos um passo muito importante na jornada que nos espera”, disse.

Na noite do dia 23, a oradora da turma 315.1, Maria Tamirys Monteiro, emocionou o público ao destacar a importância da fé e do propósito durante seu discurso. “Não poderia deixar de mencionar o Criador do universo, a força que nos mantém firmes todos os dias, com seu amor infinito e incondicional. Acredito que foi Ele quem nos confiou a missão de dedicarmos nossas vidas ao cuidado e ao amor ao próximo. Estar aqui nesta noite representa, mais uma vez, a consolidação desse compromisso”, declarou.

Com uma mensagem de esperança e projeção para o futuro, Tamirys finalizou: “Desejo que, daqui a quatro anos e meio, estejamos reunidos novamente em uma celebração ainda maior, com abraços, sorrisos, lágrimas de alegria e muita gratidão por termos superado todos os desafios e seguido em frente na busca pelo conhecimento e pela vivência que nos tornará médicos-veterinários”, finalizou.

Entre sorrisos, lágrimas discretas e aplausos calorosos, a cerimônia do jaleco reafirmou o propósito de cada estudante ali presente: cuidar com excelência, ética e amor de todas as formas de vida.

Confira os registros do evento!

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: