(88)99216-3040

Relatório de Sustentabilidade 2024: Unileão destaca avanços em práticas socioambientais no Cariri

Documento apresenta resultados e soluções em energia limpa, gestão de recursos, responsabilidade social e educação ambiental, alinhando práticas sustentáveis à estratégia institucional no Cariri.

18/06/2025 15:00 pm - Atualizado em 14/08/2025 14:34 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2024, documento que apresenta os principais resultados e iniciativas implementadas ao longo do ano. O relatório consolida avanços em frentes como uso de energia limpa, gestão eficiente de recursos hídricos, responsabilidade social e fortalecimento de uma cultura organizacional orientada para a sustentabilidade.

Entre os destaques está o Parque de Energia Solar, instalado no campus Lagoa Seca. O investimento inicial foi de R$ 6,5 milhões. De acordo com a professora Ana Isabel Calixto, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, o projeto se consolidou como a principal fonte de geração de energia limpa e renovável.

“Esse investimento foi programado para um retorno em cinco anos, mas teve seu payback antecipado devido à otimização das placas e às manutenções realizadas. Com isso, a economia será agora institucional, não havendo necessidade de repasse dos custos de energia para a mensalidade dos alunos. Assim, foi possível produzir energia solar, renovável e limpa, deixando de emitir no meio ambiente mais de 13 toneladas de resíduos por mês”, explica.

A segunda fase, prevista para 2025, contará com um aporte adicional de R$ 5 milhões. Com a expansão, a produção de energia poderá atingir 1,5 milhão de kWh por ano, volume equivalente ao consumo médio de centenas de residências no mesmo período. Além da eficiência energética, a iniciativa contribui para a redução de aproximadamente 26 toneladas mensais de resíduos, que, na prática, significam menos lixo e menos poluição na água, na terra e no ar. A gestão do projeto é conduzida por equipes internas de engenharia da instituição.

12 mil litros de água são reaproveitados por dia na Unileão

O relatório também destaca o funcionamento do sistema de reaproveitamento de água, que permite o reuso de até 12 mil litros por dia em atividades como irrigação, limpeza e apoio à construção civil. Para se ter uma ideia, esse volume seria suficiente para encher 24 caixas d’água de 500 litros ou 12 unidades de 1.000 litros, como as utilizadas em residências.

Outra solução implementada foi o sistema de climatização sustentável, que utiliza blocos de gelo resfriados por energia solar. Durante o dia, os painéis solares captam a luz do sol, resfriando os blocos de gelo, que à noite liberam o frio para refrescar o ambiente sem depender da eletricidade convencional. Esse método é especialmente eficaz durante os horários de pico, entre 17h30 e 20h30, quando o custo do kWh pode ser até cinco vezes maior, permitindo uma economia de até 80% na conta de luz. O modelo está implantado, inicialmente, em 34 salas de aula. A tecnologia funciona de maneira similar a uma garrafa térmica, que conserva a temperatura sem necessidade de energia externa.

Gestão de resíduos e ações sociais

A Unileão mantém programas estruturados de coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente correta de materiais. Um exemplo foi a doação de 12 mil lâmpadas fluorescentes para a ONG Kariri Ambiental, evitando que mais de 100 kg de lixo eletrônico causassem impactos negativos ao meio ambiente – essas lâmpadas contêm substâncias tóxicas como mercúrio.

No eixo social, a instituição promove ações permanentes de apoio a organizações comunitárias. Somente em 2024, foram doadas 200 cadeiras para a Associação Dom Bosco, em Barbalha, além de equipamentos eletrônicos (computadores, projetor Datashow, máquinas e placas) destinados às oficinas de qualificação profissional da Associação Pró-Muriti, no Crato.

Sustentabilidade no DNA

Desde 2022, a Unileão mantém um programa interno de gestão sustentável, que incentiva a participação dos colaboradores na adoção de práticas conscientes no ambiente de trabalho. A campanha “Copo + Sustentabilidade”, por exemplo, promove a substituição de copos descartáveis por alternativas reutilizáveis, estimulando mudanças nos hábitos cotidianos. “Do porteiro ao reitor, todo mundo é zelador”, afirma o professor Jaime Romero, reitor da instituição.

Impactos na comunidade

Os três campi da Unileão funcionam como espaços de educação ambiental, abrigando mais de 600 espécies de plantas, entre nativas e ornamentais, a maioria identificada com placas informativas em formato de QR Codes. As áreas verdes são utilizadas em atividades acadêmicas, de extensão e também como ferramenta de sensibilização socioambiental.

O Núcleo de Sustentabilidade realiza ainda ações educativas voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. Em 2024, mais de 25 mil estudantes, profissionais, empresas e órgãos públicos visitaram a instituição para conhecer as práticas e os modelos de gestão adotados.

“A Unileão entende que a preocupação com a preservação do meio ambiente deve estar sempre presente em todos os âmbitos”, diz a professora Ana Isabel. “As iniciativas impactam diretamente a comunidade acadêmica e a sociedade, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e fortalecendo a consciência ambiental ativa. Dessa forma, a Unileão reafirma diariamente seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo projetos que geram impacto positivo nas comunidades do entorno”, reforça.

Leia o Relatório de Sustentabilidade 2024 na íntegra clicando aqui. 


COMPARTILHE: