Criado para marcar o encerramento do ciclo de avaliações (AV2), evento se consolidou como um espaço de valorização cultural, protagonismo estudantil e produção artística autoral.
O auditório do campus Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se transformou, na noite desta quarta-feira, véspera de feriado, em um grande palco para celebração da diversidade cultural, da expressão artística e do protagonismo estudantil. Em sua 26ª edição, a Mostra de Danças reuniu apresentações que valorizaram os ritmos do Brasil e do mundo alcançando a marca de 320 apresentações realizadas desde sua criação.
Organizado pelos cursos de Educação Física, o evento integra teoria, prática e criatividade, estimulando a vivência da dança como linguagem cultural, educativa e expressiva. Os alunos dos primeiros semestres são responsáveis por todas as etapas do evento — da criação das coreografias à organização estrutural, passando pela logística, escolha de figurinos, trilhas sonoras e direção artística.
De acordo com a professora Jayane Diniz, coordenadora da Mostra e docente das disciplinas de Formação Rítmica do Movimento, Danças Folclóricas e Regionais, ao assumirem esse protagonismo, os estudantes desenvolvem domínio técnico dos movimentos, compreensão da dança como fenômeno sociocultural, além de competências fundamentais para a atuação profissional, como trabalho em equipe, planejamento, comunicação e sensibilidade artística.
O tema escolhido para esta edição, Danças do Brasil e do Mundo, proporcionou uma imersão nas manifestações culturais de diferentes povos e regiões. As coreografias trouxeram à cena ritmos e expressões como Reggaetón, K-pop, além de manifestações tradicionais brasileiras, como o Carimbó e o Funk, destacando a riqueza e a pluralidade da dança como instrumento de comunicação e integração social.
O evento também contou com a participação especial do balé clássico infantil do Colégio Santo Antônio, de Barbalha, e do egresso Samuel Bernardino, que realizou uma intervenção artística de forte apelo social. Caracterizado como indígena e utilizando adereços típicos dos povos originários, ele apresentou uma performance que provocou reflexão sobre a destruição da Amazônia, ressaltando a importância da preservação ambiental e do respeito às culturas tradicionais.
A XXVI Mostra de Danças da Unileão representa uma intervenção cultural que aproxima a instituição da comunidade local e reforça o papel da universidade na promoção do conhecimento, do lazer e da valorização das manifestações artísticas. As apresentações são produzidas e executadas integralmente pelos estudantes, sob a orientação da professora Jayane Diniz, celebrando o talento e o compromisso formativo dos futuros profissionais de Educação Física.
A Mostra é uma das diversas ações que refletem o compromisso da Unileão com uma formação acadêmica completa, que alia teoria e prática de forma integrada.
Para quem deseja fazer parte dessa trajetória de excelência e protagonismo acadêmico, o Mega Vestibular da Unileão está com inscrições abertas. O processo seletivo acontecerá no dia 28 de junho, às 13h, no campus Lagoa Seca, com inscrições gratuitas e bolsas de mérito acadêmico de até 50%.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (88) 9.9216-3040.
Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.