Parceria com o Hospital São Vicente oferece atendimento gratuito e pioneiro na região do Cariri.
Promover a saúde com base na ciência, no acolhimento e na formação cidadã é o objetivo da parceria entre o curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e o Complexo Oncológico Carlos Acutis, do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha. A iniciativa oferece, de forma gratuita, laserterapia preventiva e orientações de saúde bucal a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, com foco na prevenção de complicações como a mucosite oral — inflamação dolorosa comum em pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia. Pioneiro na região, o uso do laser ainda não está disponível na rede pública de saúde.

As visitas ao hospital ocorrem semanalmente, às segundas, terças e quintas-feiras, durante momentos de consulta ou internação. Os atendimentos são realizados por estudantes dos últimos semestres do curso de Odontologia, sempre sob a supervisão das professoras Claudia Suzuki, Eruska Norões, Marayza Clementino e Simone Scandiuzzi. Além da prática clínica, os alunos recebem capacitação específica no uso terapêutico do laser, vivenciando uma experiência que integra conhecimento técnico à atuação empática e socialmente responsável.
Segundo a professora Marayza Clementino, coordenadora adjunta do curso de Odontologia, a laserterapia tem se mostrado uma aliada na redução da severidade da mucosite oral, uma condição que pode comprometer o andamento do tratamento oncológico, prolongar a hospitalização e demandar o uso de medicamentos mais agressivos, como os opióides, por exemplo.
“Esse projeto surgiu de um sonho de quatro professoras entusiastas do laser, e a gente queria trazer essa experiência para os pacientes oncológicos. O nosso intuito é prevenir, para que essas crianças não tenham de paralisar o tratamento por conta da mucosite. Então a gente vem, acolhe essas crianças, essas famílias e evita que o tratamento oncológico seja paralisado por conta da mucosite oral”, explica a professora Marayza Clementino.
Além dos benefícios diretos aos pacientes, o projeto de extensão também transforma a trajetória acadêmica dos estudantes envolvidos. Para o aluno Bruno Tício, a vivência hospitalar trouxe uma nova dimensão à prática odontológica. “Ser dentista vai além de dentes. Com esse projeto, aprendemos a olhar o paciente por inteiro, a compreender suas emoções e necessidades”, considera.
O impacto da iniciativa é igualmente reconhecido pela equipe do Hospital São Vicente. A enfermeira Tainá Rocha destaca o acolhimento e o cuidado humanizado como elementos centrais do projeto. “As crianças já sabem que vão usar os óculos, que tem a luzinha, e ficam felizes. As professoras chegam trazendo brinquedos, desenhos, histórias… foi um ganho pra gente. Desde o início, a gente já não vê a presença de mucosite nas crianças ou o adiamento da quimio. Foram só benefícios, e a gente só tem a agradecer e desejar que a parceria continue”, afirma.
Com resultados na prevenção de complicações e na promoção de um cuidado contínuo e humanizado, a ação reafirma o papel da Unileão na integração entre ensino, extensão e responsabilidade social. A iniciativa contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados, sensíveis às realidades locais e dedicados ao fortalecimento da saúde pública na região do Cariri.
Formação com propósito
Esse compromisso com a vida e com o cuidado também está presente na formação oferecida pelo 3º melhor centro universitário do Brasil em seus cursos da área da saúde (Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física) que oferece oportunidades imperdíveis para quem deseja iniciar a graduação no segundo semestre de 2025, especialmente com o Bolsa FIES 100%.
Confira abaixo:
• ENEM
• Vestibular Digital
Para mais informações sobre o curso de Odontologia da Unileão, clique aqui.
Saúde e beleza buco-facial.