Formação docente fortalece o uso de metodologias ativas e inova a prática pedagógica na área da Saúde.
Com o objetivo de aprimorar o ensino e tornar as experiências de aprendizado cada vez mais alinhadas à prática profissional, o Colegiado de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveu, no último dia 30 de junho, uma oficina de formação docente sobre Simulação Clínica. A atividade foi realizada no campus Saúde, das 14h às 21h, e contou com a participação de professores do curso.
A formação teve como foco instrumentalizar os docentes quanto aos conceitos e princípios da simulação clínica, fortalecendo o uso dessa estratégia inovadora nos diferentes cenários de prática profissional.
O encontro foi conduzido pelos professores Ariadne Gomes, Halana Cecília, Hercules Coelho, Lys Callou, Marlene Menezes, Nadja França e Shura do Prado, como desdobramento do treinamento oferecido pelo Comitê Pedagógico em fevereiro deste ano, atendendo a uma demanda da coordenação do curso de Enfermagem.
Metodologia da oficina
A oficina foi dividida em três momentos principais, combinando teoria e prática para ampliar a experiência dos participantes:
• Exposição teórica sobre os conceitos e princípios da simulação clínica;
• Demonstração prática de um cenário simulado, promovendo a visualização das etapas e das dinâmicas envolvidas;
• Hands-on, momento em que os professores puderam vivenciar a construção e aplicação de cenários, assumindo diferentes papéis no processo, como facilitadores, observadores e participantes.
A atividade foi marcada pelo engajamento dos participantes e pela troca de experiências entre os docentes, reforçando o compromisso da Unileão com a formação inovadora e a excelência acadêmica.
Confira abaixo alguns registros!
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.