Evento contou com palestras que abordaram temas essenciais para a prática docente e foi encerrado com a 1ª edição dos Jogos Docentes Unileão.
Entre os dias 24 e 26 de julho, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a 41ª edição do Encontro Pedagógico, que neste semestre trouxe como tema: “Profissionalidade e bem-estar: fios que tecem o fazer docente”. O evento contou com duas palestras principais que abordaram assuntos essenciais para a prática docente e foi encerrado com a 1ª edição dos Jogos Docentes Unileão, realizada no Complexo Esportivo do campus Lagoa Seca.
Como anda o seu sono?
A palestra de abertura ficou por conta da fonoaudióloga Mayra Carvalho, na quinta-feira (24), com o tema: “Como anda o seu sono? Durma bem, viva melhor!”. Entre as orientações para uma boa noite de sono, ela destacou:
“Ir para a cama com sono, ou seja, ficar na sala, na cozinha, interagir com a família, etc.; tirar a TV do quarto; manter uma rotina, que é muito importante para o ritmo biológico, pois naquela hora o sono já vai chegando e a pessoa se preparando para dormir; manter o quarto escuro, pois a luz engana nossa glândula pineal e ela fica sem começar a produção do hormônio melatonina; manter a temperatura confortável, porque com excesso de calor ou frio não conseguimos dormir; evitar assistir TV no quarto, usar notebook ou celular no ambiente; evitar alimentos pesados, pois a digestão também interfere no sono; evitar álcool e cafeína antes de dormir e evitar exercícios físicos perto da hora de dormir”.
Agenda 2030 e o profissional do futuro
Na manhã da sexta-feira (25) a palestra foi ministrada pela professora Cláudia Costin, uma das principais referências nacionais em Educação, para ministrar a palestra “Políticas Educacionais e a Agenda 2030”. Com vasta experiência na formulação de políticas públicas e no debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a convidada apresentou reflexões sobre o papel da educação no cumprimento das metas globais.
Cláudia ressaltou que a Agenda 2030 é um plano de ação global que busca erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta, que indica 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas.
Durante sua fala, a professora ressaltou que esse objetivo global prevê a garantia, até 2030, de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, assegurando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. Ela reforçou que, embora a linguagem possa parecer genérica, as metas foram cuidadosamente elaboradas por especialistas, com ampla participação de organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef. Costin, que esteve envolvida diretamente na redação do documento, lembrou que o Brasil foi um dos últimos países das Américas a universalizar o acesso à educação primária.
Ao final, a professora direcionou sua fala ao perfil do profissional do futuro. Segundo ela, o mercado exigirá cada vez mais pessoas capazes de trabalhar em equipe, com habilidades para resolver problemas complexos e se comunicar com diferentes públicos. “Persistência, resiliência, empatia, abertura ao novo, autocontrole; pensamento crítico, sem viés político, mas com foco em análise de fontes; agilidade cultural, saber navegar em diferentes culturas, não só no sentido geográfico; e disposição para ser um eterno aprendiz”, apontou.
Momento de celebrar conquistas
A pró-reitora pedagógica, professora Sônia Souza, celebrou os resultados do Enade e o reconhecimento da Unileão. Ela parabenizou especialmente os cursos de Biomedicina e Fisioterapia:
“Parabéns pela nota máxima! Foi competência: o aluno chegou ao exame dominando os 5 anos de curso. Esse trabalho sensacional não significa apenas aprendizagem, mas engajamento. Muitas vezes o aluno tem conhecimento, mas não sente a responsabilidade. Esses cursos conseguiram 100% de engajamento: o aluno foi feliz, fez a prova feliz e deu o máximo. Isso é respeito à Instituição, aos professores e às coordenadoras”, comemorou, agradecendo, em seguida, pelo empenho de todos. “Mais uma vez, parabéns a todos os cursos, professores e equipes que fazem a Unileão. Este tem sido um ano de colheita de frutos maravilhosos, mostrando a força da Instituição não só na região, mas também em nível nacional. Que o próximo semestre seja igualmente bem-sucedido”, destacou.
O reitor, professor Jaime Romero complementou a fala: “Esse [resultado do Enade] é um dos indicadores de desempenho mais utilizados, mas o sucesso dos nossos egressos ainda fala mais alto”.
Apresentação da nova revista de extensão e 1º Jogos Docentes Unileão
Durante o encontro, os professores Márcia Figueiredo, Danielly Clemente e Pedro Adjedan apresentaram a nova revista de extensão, Ilumiara Verdejar, e compartilharam como surgiu a ideia.
O evento foi encerrado com a 1ª edição dos Jogos Docentes Unileão, promovendo integração e descontração entre os participantes no Complexo Esportivo do campus Lagoa Seca, com diversas modalidades esportivas.
Confira outros registros do evento!