(88)99216-3040

Professor da Unileão apresentará pesquisa sobre formação docente em seminário na USP

Evento reunirá profissionais de todo o país para discutir relações entre pesquisa didática e prática pedagógica na Educação Física Escolar.

06/08/2025 14:17 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor José de Caldas Simões Neto, do curso de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), teve trabalho aprovado para apresentação no XVIII Seminário de Educação Física Escolar, um dos eventos mais tradicionais da área no Brasil. O encontro ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), e reunirá pesquisadores, professores e profissionais de todo o país.

Com o tema “Relações entre pesquisa didática e práxis docente”, o evento propõe analisar os impactos e desdobramentos da pesquisa pedagógica no cotidiano da docência em Educação Física Escolar. O professor Caldas apresentará o trabalho intitulado “Narrativas autobiográficas: histórias de vida na formação inicial e continuada de professores de Educação Física”, um recorte de sua tese de doutorado. Na pesquisa, ele investiga como as histórias de vida interferem na escolha pela docência, nas trajetórias de formação inicial e continuada, e na constituição de suas práticas pedagógicas.

Espaço de partilha e reconhecimento

Para o professor José de Caldas, participar do XVIII Seminário de Educação Física Escolar representa o reconhecimento de uma trajetória de pesquisa comprometida com a formação docente. Segundo ele, “é também uma valiosa oportunidade de fortalecer o curso de Educação Física da Unileão em âmbito nacional”. Acrescentou que levar as reflexões construídas a partir das narrativas de vida de professores para um espaço de interlocução tão qualificado reforça o compromisso da instituição com a pesquisa, a docência e a formação humana.

Também destacou que estar presente nesse evento lhe permitirá dialogar diretamente com autores e pesquisadores de referência na área, como os professores Go Tani e Mauro Betti, “cujas produções teóricas atravessam a formação de nossos estudantes e influenciam significativamente os currículos e práticas pedagógicas em todo o Brasil” pontuou. Ainda de acordo com ele, esse contato direto abre caminhos para possíveis parcerias, intercâmbios e novas inspirações que certamente retornarão em forma de conhecimento compartilhado com os alunos e colegas de curso.

Ele acredita que experiências como essa ampliam horizontes e contribuem para consolidar o papel da Unileão como um centro formador comprometido com uma Educação Física crítica, reflexiva e socialmente comprometida. “É uma forma de reafirmar nosso compromisso com a transformação social por meio da educação”, concluiu.

Para saber mais sobre o XVIII Seminário de Educação Física Escolar clique aqui.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: