Artigo sobre impactos do desinvestimento na Atenção Primária à Saúde, escrito em coautoria com o professor Gonzalo Vecina Neto, alerta para consequências econômicas e sociais de decisões fiscais equivocadas.
O coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), professor Álvaro Madeira Neto, publicou, em coautoria com o médico sanitarista e professor Gonzalo Vecina Neto, um artigo no prestigiado jornal Correio Braziliense. Reconhecido nacionalmente por sua atuação na saúde pública, especialmente na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o professor Gonzalo esteve na Unileão no início deste ano para ministrar a aula magna de abertura do curso de Medicina.
Intitulado “O equívoco que custa caro: a armadilha fiscal e a saúde básica”, o texto analisa como decisões fiscais equivocadas — especialmente o desinvestimento na Atenção Primária à Saúde — podem gerar impactos negativos e altos custos, tanto para a qualidade de vida da população quanto para a economia do país.
“A Unileão convida toda a comunidade acadêmica e científica a conhecer e ampliar essa reflexão indispensável para o fortalecimento do SUS e a construção de políticas públicas responsáveis”, afirma o professor Álvaro Madeira Neto.
Leia o artigo na íntegra!
