Professores Alex Figueiredo, Larissa Vasconcelos e Moema Alves compartilham o que os inspira a ensinar e formar profissionais capazes de transformar vidas.
Nesta quarta-feira, 27 de agosto, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebra uma data muito especial: o Dia do Psicólogo. A data marca a sanção da lei que regulamentou a profissão no Brasil, em 1962, e homenageia os profissionais essenciais na promoção da saúde mental e no cuidado com o bem-estar das pessoas.
Para marcar a data, convidamos três professores da Unileão – Alex Figueiredo, Larissa Vasconcelos e Moema Alves – a compartilharem o que os inspira a ensinar e formar profissionais capazes de transformar vidas.
Alex Figueiredo: Psicólogo concursado da Prefeitura de Juazeiro do Norte, alia a experiência da prática clínica à docência no curso de Psicologia da Unileão.
“O que me move e me inspira a ensinar e formar novos profissionais é poder acompanhar o processo de transformação que cada um vai passando durante os anos de formação, como um desabrochar. Muitas vezes, estudantes que se encontram ainda bastante imaturos, alguns até mesmo sem muita noção da responsabilidade e do compromisso que é nossa profissão, aos poucos, começam a se desenvolver de tal forma que nos surpreendem muito positivamente. Além disso, eu aprendo constantemente com a bagagem de vida que eles trazem.”
Larissa Vasconcelos: Especialista em Gestão de Recursos Humanos e com formação clínica em Gestalt-terapia, é professora da Unileão há 10 anos, orientando futuros profissionais.
“O que me move é a minha responsabilidade ética e profissional. É uma responsabilidade muito grande formar novos profissionais, principalmente quando é na casa onde me formei. Essa é uma responsabilidade que assumo com tanto carinho. É um prazer participar da transformação de tantas vidas que, por sua vez, vão transformar outras vidas. Os psicólogos formados aqui [na Unileão] são responsáveis por impactar positivamente tantas outras pessoas no mundo, e eu acredito muito no papel da Psicologia para um mundo melhor, mais ético, responsável e que traga cidadania e direitos para todos.”
Moema Alves: Doutora em Psicologia (UFPE), atua há pouco mais de 15 anos na docência do curso de Psicologia da Unileão e em políticas públicas, com foco em populações em situação de vulnerabilidade social.
“O que me move enquanto docente é saber que estou trabalhando com pessoas que também pensam em um futuro melhor para toda a sociedade e se comprometem com o cuidado. Desse modo, a Psicologia se volta à defesa dos direitos humanos e da equidade social, pois todas as formas de opressão promovem fissuras sociais, sofrimentos e podem contribuir para o desenvolvimento de adoecimentos psíquicos.
Assim, o cuidado das pessoas envolve um cuidado com a coletividade, as relações e os vínculos, além de um olhar atento para os jogos de poder. Então, o fazer psicológico não é neutro, ele é eticamente posicionado, tecnicamente embasado e socialmente comprometido. Enquanto docente, sinto-me honrada em trabalhar no cotidiano com aqueles que são o futuro da profissão e sinto-me feliz quando os reencontro enquanto colegas de profissão e vejo que fazem, nas suas jornadas de trabalho, trilhas engajadas em prol da saúde mental, da dignidade e da justiça.”
Mensagens especiais
Ao final, pedimos que deixassem uma mensagem aos estudantes e colegas de profissão:
Alex Figueiredo
“A mensagem que eu poderia deixar para estudantes e profissionais é que a gente nunca perca de vista os pilares que fundamentam e guiam nossa atuação junto às pessoas que nos procuram, sempre com ética, respeito e principalmente muito cuidado!”
Larissa Vasconcelos
“A mensagem que deixo é que sejam responsáveis pela sua carreira, pela sua imagem profissional; cuidem dela como se fosse um papel que não pode ser amassado. Que vocês olhem com valorização para ela, enquanto profissionais de Psicologia, e que esse mesmo cuidado e valorização pela carreira vocês estendam às vidas que irão tocar, às palavras, aos comportamentos e aos afetos que disponibilizarão para as pessoas.”
Moema Alves
“Desejo que vocês olhem sempre para a questão do respeito, da ética e da técnica, e que trabalhem por um mundo pautado na justiça social, no cuidado e no respeito, um mundo gerado a partir do amor enquanto ação que move e transforma. Aos profissionais, que vocês se empenhem na construção da Psicologia e do trabalho com compromisso e responsabilidade social.”
A Unileão se orgulha de formar, ano após ano, profissionais preparados para atuar com responsabilidade e sensibilidade. Neste 27 de agosto, a instituição celebra todos os que, com ciência e humanidade, ajudam a transformar o mundo. Feliz Dia do Psicólogo!
Ação do Dia do Psicólogo
A coordenação do curso de Psicologia da Unileão promoverá uma ação em comemoração ao Dia do Psicólogo, no pátio externo do Campus Lagoa Seca, no intervalo das aulas. As atividades comemorativas consistem em sorteios de brindes, mimos, apresentações culturais e o lançamento oficial do VI Congresso de Psicologia do Cariri.
Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.