João Jonas Ferreira foi aprovado no Mestrado Universitário em Assessoria Jurídica de Empresas da Universidade de Córdoba, na Espanha.
O egresso do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), João Jonas Ferreira, foi aprovado no Mestrado Universitário em Assessoria Jurídica de Empresas da Universidade de Córdoba, na Espanha. A conquista reforça o compromisso da Unileão em formar profissionais preparados para atuar em diferentes contextos e dialogar com o mundo.
Jornada acadêmica e vivências internacionais
A caminhada acadêmica de João foi marcada por desafios, sobretudo durante a pandemia, período que trouxe reflexões e novos rumos. “Foi na Unileão que minha trajetória ganhou um novo rumo mesmo diante dos maiores desafios. Durante a pandemia, enfrentei como tantos os impactos do ensino remoto, das aulas assíncronas e da rotina esvaziada de contato humano. Mas escolhi não apenas sobreviver àquele cenário. Transformei o isolamento em iniciativa”, recorda.
Nesse contexto, João criou o projeto “Direito Simplificado, Direito do Povo”, nas redes sociais, com o objetivo de democratizar o acesso a informações jurídicas básicas. A iniciativa rendeu frutos e abriu portas para sua primeira experiência internacional. “Esse projeto não só impactou minha comunidade, mas também se tornou um dos pilares que me levou à minha primeira viagem internacional em 2023, representando a delegação brasileira no Encontro de Reitores da Universia, em Valência, Espanha”, disse.
Com a conclusão da graduação em dezembro de 2023, sua trajetória internacional ganhou continuidade. “Em março de 2025, fui selecionado novamente, desta vez para integrar a delegação brasileira no ISFiT, o maior festival internacional de estudantes do mundo, realizado em Trondheim, na Noruega. Foram mais de 400 jovens de mais de 150 países discutindo o tema “Power” e como o poder molda nossas sociedades, oportunidades e futuros”, afirma.
Essas experiências, segundo João, lhe mostraram que o mundo não se limita ao CEP de origem.
“Como costumo dizer: ‘o mundo se abre para quem se move. E depois que você sai da bolha e enxerga o mundo, ninguém pode lhe parar’. Essa é a essência da minha jornada. Não esperar. Me mover. E usar cada passo para abrir caminho também para quem vem depois”, ressalta.
“A Unileão foi o solo onde plantei as primeiras sementes dessa conquista”
João reconhece que a Unileão foi parte essencial dessa jornada:
“A Unileão foi o solo onde plantei as primeiras sementes dessa conquista. Foi ali que ganhei estrutura, repertório e, principalmente, a oportunidade de aplicar o Direito com responsabilidade social e visão de mundo. Os projetos de extensão, os espaços de debate e os professores que não apenas ensinaram, mas acreditaram, ajudaram a transformar um estudante comum em alguém pronto para dialogar com o mundo, dentro e fora da sala dDo Cariri para o mundo: egresso da Unileão é aprovado em mestrado na Espanhae aula”, conclui.