(88)99216-3040

Unileão se destaca com nove trabalhos aprovados em congresso médico

Estudantes de Medicina têm nove trabalhos aprovados, evidenciando a qualidade e o compromisso da instituição com a saúde.

09/10/2025 08:40 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A formação em Medicina no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) segue se consolidando como uma das mais completas e inovadoras do Cariri. Nove trabalhos de acadêmicos do curso foram aprovados na 36ª edição do Outubro Médico, evento tradicional que, neste ano, tem como tema “O cuidado, o ensino e a pesquisa em Medicina na Era da Inteligência Artificial”.

O encontro será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições do país.

Dos trabalhos aprovados, seis foram desenvolvidos integralmente por estudantes da Unileão e três em parceria com acadêmicos da Universidade Regional do Cariri (Urca), evidenciando a capacidade de integração e a força científica do curso.

O professor Aracélio Viana, orientador de três dos trabalhos selecionados, destacou a importância da conquista para os futuros médicos da Instituição. De acordo com ele, a participação em congressos científicos, por meio da submissão e aprovação de resumos, representa um passo fundamental na formação médica.

“Esse processo estimula o pensamento crítico, a capacidade de investigação e o compromisso com a produção de conhecimento científico. Além disso, possibilita o intercâmbio de experiências com profissionais e pesquisadores de diversas áreas, ampliando a visão sobre os avanços da Medicina e as práticas baseadas em evidências. Ter um resumo aprovado em um congresso é, portanto, um reconhecimento do esforço acadêmico e um incentivo ao desenvolvimento contínuo da pesquisa e da excelência profissional”, considera o professor.

Confira os trabalhos, orientadores e grupos participantes:

• Análise do perfil epidemiológico da insuficiência cardíaca na região do Cariri-CE, 2020–2024

Orientador: Prof. Aracélio Viana Colares

Apresentador(a): Sarah Costa Batista

Grupo: Sarah Costa Batista; Aline Maria Nascimento Alencar; Elton Cleberton Ferreira; Alison Kelven Nunes Bezerra e Denise Barros Cavalcante da Cunha.

• Avanços no tratamento da insuficiência cardíaca: a terapia farmacológica 

Orientador: Prof. Aracélio Viana Colares

Apresentador(a): Denise Barros Cavalcante da Cunha

Grupo: Sarah Costa Batista; Carlos Daniel Barbosa da Silva; Aline Maria Nascimento Alencar; Alisson Kelven Nunes Bezerra e Denise Barros Cavalcante da Cunha.

• Leishmaniose visceral no Triângulo Crajubar (2018-2023): perfil epidemiológico e subnotificação

Orientador: Prof. Aracélio Viana Colares

Apresentador(a): Lethicya Holanda Cruz

Grupo: Luana Amaro de Alencar; Isadora Bitu Mathias Pinheiro; Vitoria Maria de Alencar Gomes; Fernanda Tavares Neto e Lethicya Holanda Cruz.

• Evoluções na prática médica: avanços, desafios e perspectivas da telemedicina e saúde digital

Orientadores: Prof. Flórido Sampaio Neves Peixoto e Prof. José Nairton Coelho da Silva

Apresentador(a): Swyanne Macêdo Gois

Grupo: Swyanne Macêdo Gois; Karísia Caldas Tavares; Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo e Leticia Maria Dantas Teixeira.

• Inteligência artificial na educação médica: avaliação e feedback de competências clínicas

Orientador: Profa. Renata Evaristo Rodrigues Duarte

Apresentador(a): Luísa Lopes Furtado

Grupo: Karisia Caldas Tavares; Swyanne Macêdo Gois; Ana Cristhina Fernandes Batista; Antonio Filipe Maia da Cruz e Luísa Lopes Furtado.

• Perfil das internações hospitalares por úlceras dos membros inferiores não classificadas em outra parte (CID-10 L97) no país entre os anos de 2015 e 2024

Orientador: Elton Cleberton Ferreira

Apresentador(a): Anne Karollyne Tavares de Aquino

Grupo: Maria Luiza Quinderé Fechine Tavares; Isabela Linhares Coutinho; Tarsila Marques Morais; Lis Ribeiro Brasileiro e Anne Karollyne Tavares de Aquino.

• Trabalhos em parceria com acadêmicos da Universidade Regional do Cariri (Urca)

• Revisão de escopo: o papel da IA generativa na educação médica no Brasil

Aluna da Unileão: Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo

Orientadora: Profa. Karine Thiers Leitão Lima

Grupo: Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo; Matheus Souza Brito; José Victor Lopes Morais; Bárbara Fernandes Melo e Karine Thiers Leitão Lima.

• Determinação in silico do perfil de expressão de genes relacionados à neurogênese e à neuroplasticidade que impactam na manifestação da enxaqueca.

Alunas da Unileão: Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo e Julianna de Souza Santiago

Orientadora: Profa. Karine Thiers Leitão Lima

Grupo: Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo; Julianna de Souza Santiago; Matheus Souza Brito; Matheus Finger Ramos de Oliveira; Aila Gomes Lima e Karine Thiers Leitão Lima.

• Caracterização in silico do perfil de expressão de genes inflamatórios envolvidos na manifestação da enxaqueca.

Alunas da Unileão: Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo; Julianna de Souza Santiago

Orientadora: Profa. Karine Thiers Leitão Lima

Grupo: Matheus Souza Brito; Matheus Finger Ramos de Oliveira; Mellyssa Ayéska Custódio Sobreira Macêdo; Aila Gomes Lima; Julianna de Souza Santiago e Karine Thiers Leitão Lima.

Saiba mais sobre o evento neste link.


COMPARTILHE: