Estudo foi desenvolvido pela mestranda Maria Jeane Silva Lacerda, junto com os professores
Francisco Francinete Leite Junior e Francilda Alcântara Mendes.
A excelência acadêmica do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) segue conquistando espaço em importantes eventos científicos. Docentes e discente do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (MePeSa) tiveram um trabalho aprovado na IX Jornada Científica do PRODER e II Conferência Internacional de Saúde e Desenvolvimento Sustentável da UFCA.
O estudo “Brincar, amorosidade e didática sensível na Educação Infantil: promoção de saúde mental e equidade”, desenvolvido pela mestranda Maria Jeane Silva Lacerda, junto com os professores Francisco Francinete Leite Junior e profa. Francilda Alcântara Mendes, reforça o compromisso da Unileão com a pesquisa de qualidade e a transformação social por meio da Educação.
“[…] a pesquisa científica não deve permanecer isolada nos muros da universidade […]”
Para Maria Jeane, esse é um momento de profunda validação da trajetória que vem construindo entre a sala de aula da Educação Infantil e a academia. “Como mestranda e professora, compreendo que a pesquisa científica não deve permanecer isolada nos muros da universidade: ela precisa dialogar com a realidade educacional que vivencio diariamente com as crianças”, afirma.
Ela complementa dizendo que a aprovação significa que as inquietações que nascem da sua prática docente encontram ressonância na comunidade acadêmica, e que as perguntas formuladas no cotidiano escolar possuem relevância científica e social. “É a confirmação de que estou construindo pontes entre o fazer pedagógico e a produção de conhecimento, contribuindo para que a educação infantil ganhe cada vez mais visibilidade e legitimidade no campo da pesquisa educacional”, considera.
Em depoimento, a coordenação do Mestrado considera que a publicação de artigos é “uma das formas mais sólidas de demonstrar o compromisso da Unileão com a pesquisa e com a formação cientifica dos seus estudantes, porque reafirma a missão científica, consolida a formação discente, garante visibilidade institucional, promove a inserção social e científica e fortalece a avaliação institucional”, ressalta.
A coordenação também destaca que “a publicação de artigos materializa o compromisso da Unileão com a pesquisa de qualidade, ao mesmo tempo em que garante uma formação acadêmica e científica mais robusta, inovadora e crítica para seus estudantes”, conclui.