(88)99216-3040

Inclusão em pauta: trabalho do mestrado da Unileão é aprovado em jornada científica

Inclusão em pauta: trabalho do mestrado da Unileão é aprovado em jornada científica

15/10/2025 09:47 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) segue ampliando sua presença em importantes discussões científicas. Discentes e docentes do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde tiveram o trabalho “Psicomotricidade e TEA na educação infantil: estratégias para inclusão integral” aprovado na IX Jornada Científica do PRODER e II Conferência Internacional de Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O estudo, desenvolvido pela mestranda Maria Jeane Silva Lacerda, junto com os professores

Francisco Francinete Leite Junior e profa. Francilda Alcântara Mendes, traz contribuições essenciais para a promoção da inclusão integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista, unindo conhecimento acadêmico e impacto social.

“[…] essa vivência renova o meu compromisso com uma Educação de qualidade para as crianças […]”

A mestranda Maria Jeane, que também é professora na Educação Infantil, destaca que essa experiência contribui para a consolidação de sua identidade como professora-pesquisadora, fortalecendo a compreensão de que a docência e a investigação científica são dimensões indissociáveis na construção de uma educação verdadeiramente transformadora.

“Academicamente, participar do PRODER me permite dialogar com outros pesquisadores, conhecer metodologias inovadoras, ampliar referências teóricas e submeter minhas reflexões ao crivo da comunidade científica – processos fundamentais para o amadurecimento intelectual que o mestrado exige. Pessoalmente, essa vivência renova o meu compromisso com uma educação de qualidade para as crianças, reafirmando que os desafios enfrentados no chão da escola merecem ser estudados, compreendidos e compartilhados”, destaca.

Para ela, “eventos como este nos tiram da solidão da pesquisa individual e nos inserem em redes colaborativas de aprendizagem, onde crescemos coletivamente, fortalecemos nossa voz enquanto educadoras e nos sentimos parte de um movimento maior em defesa da educação pública e da infância”, disse.

Em depoimento, a coordenação do Mestrado considera que a aprovação do trabalho em um evento científico de grande relevância representa “um ganho significativo para o mestrado, sejam eles: reconhecimento acadêmico, visibilidade do programa, valorização das pesquisas desenvolvidas, formação dos discentes e impacto institucional”.

“A aprovação projeta o programa como um espaço de produção científica consistente, fortalece a formação dos(as) estudantes e amplia a inserção do mestrado no cenário acadêmico”, conclui.


COMPARTILHE: