Instituição também presta homenagem à professora Thayla Gouveia e, por meio dela, agradece o empenho de docentes, estudantes e profissionais que fazem da Odontologia uma missão pautada no cuidado, na ciência e na transformação social.
O Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, é uma oportunidade para reconhecer o trabalho de profissionais que unem ciência, técnica e empatia no cuidado com a saúde bucal. Em 2025, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebra a data com orgulho, destacando os investimentos no curso de Odontologia e homenageando a professora Thayla Gouveia.
Excelência reconhecida nacionalmente
De acordo com os dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC 2023), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Odontologia da Unileão conquistou conceito considerado de excelência e grande reconhecimento.
Além disso, foi o único curso da região avaliado pelo Estadão Guia da Faculdade 2024, recebendo ótimas notas, realizado em parceria com a startup educacional Quero Educação, que analisa critérios como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
Esses reconhecimentos reforçam o compromisso da Unileão com a formação de profissionais éticos, competentes e preparados para atuar em um cenário em constante evolução, pautado pela inovação e pela responsabilidade social.
Infraestrutura moderna e aprendizado com tecnologia de ponta
A clínica-escola de Odontologia da Unileão já era referência em estrutura e qualidade, oferecendo atendimentos à comunidade e prática clínica supervisionada desde os primeiros períodos da graduação.
Em agosto de 2025, o espaço foi ainda mais aprimorado, com a chegada de novos mobiliários e equipamentos de Odontologia Digital, como scanners e impressoras 3D, ampliando as possibilidades de aprendizado e aproximando os estudantes das tecnologias mais avançadas do mercado.
De acordo com o reitor, professor Jaime Romero, os investimentos representam mais um passo na consolidação da infraestrutura acadêmica da instituição.
“Essas melhorias reforçam o compromisso da Unileão com uma formação de excelência, pautada na inovação, na responsabilidade social e na busca constante por preparar profissionais que realmente façam a diferença”, destaca.
Homenagem de gratidão
Docente homenageada no Dia do Cirurgião-Dentista, a professora Thayla Gouveia representa o propósito da Unileão de unir conhecimento técnico, sensibilidade humana e dedicação à Educação.
A relação de Thayla com a Odontologia começou de forma inesperada, durante uma visita à prima recém-formada.
“Lembro como se fosse hoje: ouvi minha prima ditando as anotações de um exame clínico e fiquei fascinada com aquelas nomenclaturas e a precisão do olhar. Meu coração batia forte, e pensei: que incrível! Foi ali que decidi: quero ser dentista”, relembra.
Era o período das férias escolares e, ao voltar para casa, decidiu com firmeza: “Mãe, vou ser dentista!”. Hoje, avalia que foi a escolha mais acertada. “Sem romantizar, amo ser cirurgiã-dentista, sou realmente apaixonada pela minha profissão!”, afirma.
Desde a graduação, conta que vivenciou intensamente o aprendizado e cedo percebeu sua vocação para a docência. Fez mestrado e doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), uma das instituições mais renomadas do país.
Natural de Juazeiro do Norte, sempre sonhou em retornar à terra natal para contribuir com o crescimento regional por meio de uma Odontologia humanizada e científica.
“Meu objetivo sempre foi buscar informações sólidas, entender como as grandes instituições faziam Odontologia e trazer isso para o Cariri. Hoje percebo que meus desejos se somam ao propósito da Unileão: formar profissionais competentes, éticos e que se destacam na ciência e na prática clínica”, avalia.
Futuro da Odontologia e mensagem de inspiração

Para a professora Thayla, o futuro da Odontologia está sendo construído agora, nas escolhas e práticas diárias de cada profissional e instituição.
“Continuemos no caminho para exercer uma Odontologia que busca a excelência. Incansavelmente, busquemos desenvolver nossa profissão da melhor forma que pudermos, até que tenhamos condições melhores para fazermos ainda melhor”, reflete, parafraseando o filósofo Mário Sérgio Cortella.
Ela também ressalta que a transformação desejada para a área depende do compromisso coletivo com o aprendizado e a ética:
“A mudança que almejamos é totalmente dependente das escolhas que fazemos hoje. Se desejamos uma Odontologia com pacientes instruídos na erradicação das principais doenças que destroem o órgão dental e para situações que exigem condutas reabilitadoras, os tratamentos podem ser duráveis, precisamos estar próximos daqueles que têm desejos semelhantes aos nossos. E eu enxergo isso na Unileão, um lugar com espaço para o crescimento e desenvolvimento de uma Odontologia maior e melhor para todos nós.”

Saiba mais sobre o curso de Odontologia da Unileão clicando aqui.
Saúde e beleza buco-facial.