Exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebra um marco que destaca a força acadêmica da Instituição. Todos os formandos regulares do semestre 2025.2 foram aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), etapa que habilita o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O desempenho demonstra um trabalho desenvolvido de forma integrada entre coordenação, docentes e estudantes, com avanços contínuos na matriz curricular, estratégias de ensino mais assertivas e um acompanhamento pedagógico atento às demandas contemporâneas da formação contábil.
Para a coordenadora do curso, professora Marília Oliveira, essa conquista traduz comprometimento, dedicação e propósito.
“Esse resultado traduz o comprometimento, a dedicação e o propósito que orientaram a trajetória acadêmica de nossos alunos, refletindo também o trabalho integrado entre professores, coordenação e discentes. Fazer educação é acreditar no potencial humano e acompanhar com emoção a concretização de sonhos. Essa conquista coletiva reafirma a missão da Unileão de formar profissionais éticos, competentes e conscientes do papel que exercem na sociedade — contadores preparados para contribuir com responsabilidade e excelência para o futuro da profissão”, disse.
Uma trajetória construída com apoio e dedicação
Karina Inácio, formanda do semestre 2025.2, ingressou na Unileão por meio do Programa Bolsa Social e afirma que sua aprovação no Exame foi uma conquista marcante, resultado direto da sua vivência acadêmica na Instituição.
“Através dessa minha trajetória eu tive professores muito dedicados que sempre incentivaram e trouxeram a prática do dia a dia da profissão para dentro da sala de aula. Durante esse processo, fizemos diversos simulados e também tivemos o apoio enorme da coordenação, que fez toda a diferença na minha preparação”, recorda.
Para os estudantes que ainda irão passar por esse momento, Karina reforça: “Meu conselho é que tenha calma e confie em você. Pode parecer muito difícil, mas com dedicação, foco e muita fé, a aprovação vem. Pode acreditar”.
Entre desafios, crescimento e conquistas
Garcias Ferreira, também formando, ingressou na Unileão pelo Mega Vestibular 2022.1 e descreve sua trajetória no curso como uma jornada intensa, cheia de descobertas e evolução. Para ele, a aprovação no Exame de Suficiência simboliza o fechamento de um ciclo muito importante.
“É uma gratidão imensa a mim mesmo e a todos que me apoiaram quando nem eu mesmo estava acreditando. E, incluso nesse ‘todos’, incluo o corpo docente da Unileão e a coordenação, pelo apoio acadêmico, técnico, muitas vezes emocional, e pelo imenso conhecimento compartilhado nesse período”, destaca.
Francisco também deixa uma mensagem aos futuros candidatos. “O clichê de estudar, se dedicar e não desistir é válido. Porém, é importante ter momentos para respirar, porque às vezes ficamos sufocados com tantas coisas que esquecemos de ter consciência. E com consciência tudo se torna mais fácil, inclusive a trajetória”, disse.
Já o formando Rafael Mendes diz que a conquista representa resiliência, força e fé. Ele ressalta que, desde o início de sua trajetória na Unileão, “o que não me faltou foram ótimos professores, além de ter sempre o apoio de uma excelente coordenadora, que nunca me deixou faltar apoio”, disse.
Para quem ainda vai passar por essa etapa, Rafael aconselha a não dar ouvidos a palavras negativas e reforça: “tenha sempre fé em Deus e esteja ciente de que o melhor sempre está por vir”.
Transforme sua história com a Unileão em 2026.1
Você também pode viver essa experiência e transformar a sua história com a Unileão. Confira as oportunidades abertas para 2026.1 e dê o próximo passo na sua trajetória acadêmica.
Unileão abre inscrições para o Mega Vestibular 2026.1 com bolsas de mérito acadêmico de até 50%
Unileão abre processos seletivos 2026.1 para retorno, transferência e segunda graduação
Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.