Dia Internacional das Famílias foi instituído em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste sábado (15), celebra-se o Dia Internacional das Famílias. A data, que foi instituída em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de enaltecer os laços de afeto que são partilhados entre os membros de uma família. O conceito de família, no entanto, é plural e envolve pessoas que possuem ou não laços sanguíneos.
A família pode ser formada por parentes, amigos, namoradas, namorados, esposas, maridos e até por animais de estimação. O importante é que as relações sejam baseadas em amor, na ajuda mútua e no compartilhamento de momentos marcantes na vida de seus integrantes.
Segundo a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Zildanê Cândido, a sociedade atual vive em uma época intensamente tecnológica, cujas inovações e recursos acabam levando as pessoas a se descuidarem dos vínculos com seus familiares. Assim, ela destaca a necessidade de que as pessoas tenham momentos para refletirem como podem se reaproximar daqueles que são as pessoas mais importantes nas vidas delas.
Independente da enfermidade, o apoio e afeto familiar são essenciais para uma recuperação mais rápida e completa, sendo extremamente necessários na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.
“A família tem total importância na recuperação de seus integrantes, uma vez que encontramos nela o nosso porto seguro. Ela pode estimular, impulsionar esse tratamento com muito mais que materiais, mas dando suporte psicológico. Quando há expressão de amor e de confiança no sucesso do paciente, a presença e opinião de pessoas queridas faz total diferença na evolução do quadro clínico”, explica a profa. Zildanê.
Aproveite o Dia Internacional das Famílias e tire um tempo para passar com seus familiares. Seguem algumas dicas de atividades que vocês podem fazer para celebrar a data: