Dia do(a) professor(a): ser professor(a) é semear conhecimento para o florescer de novas histórias

15/10/2022 08:00 am - Atualizado em 05/10/2022 16:12 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste sábado, 15 de outubro, celebramos o Dia do(a) Professor(a). Estes profissionais semeiam o conhecimento na vida dos indivíduos, o que permite o florescer de novas histórias, transformadas pela educação. É por toda a dedicação, comprometimento e importância para a sociedade que a Unileão presta homenagem aos professores e agradece a todos os seus docentes pela parceria e esforço na construção das carreiras de sucesso dos quase 15 mil estudantes formados pela Instituição.

Veja o depoimento de docentes da Unileão:

Janio Taveira Domingos, professor do curso de Direito da Unileão e docente da Instituição desde 2014

“Sinto-me muito feliz e orgulhoso por ter contribuído, nem que seja um pouquinho, para a transformação dos meus alunos.

São diversos os casos que pude notar a minha contribuição para a história dessas pessoas, mas tem dois em particular que cito agora:

No final de sua graduação, um aluno, chorando, me agradecendo por participar de sua trajetória, dizendo que jamais pensou em chegar tão longe, porque se alfabetizou na idade adulta, sendo o primeiro da família a se formar, e que agora poderia dar um futuro melhor para seu filho e seus pais.

Outro aluno, que, para conseguir estudar, durante um tempo trabalhou sendo motorista do ônibus que conduzia os colegas diariamente de sua cidade para cá. Resolveu seguir o Direito, porque foi vítima de uma injustiça do poder judiciário. E hoje trabalha no mesmo município para o qual foi motorista, mas como procurador municipal, um cargo de extrema importância jurídica. Sentava por diversas vezes após as aulas para aconselhar juridicamente este aluno, bem como tive a oportunidade de ser seu orientador de TCC, exatamente fazendo uma análise jurídica do caso em que foi vítima de injustiça”.

Profa. Alana Lima, professora dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Núcleo Comum e docente da Instituição desde 2015

“Ser professora me deixa muito orgulhosa e feliz. A educação me abriu portas que de outra forma não seriam abertas. Saber que posso retribuir isso para outras pessoas… Saber que posso fazer parte, ser ponte, espelho ou tijolo na construção dos meus alunos, dos profissionais que eles vão ser. Isso é gratificante.

Mesmo depois de formados, eles ligam para contar como estão trabalhando, para discutir um caso mais intrigante, para discutir uma metodologia que tínhamos usado com eles, ou debater um assunto proposto nas aulas… ou até quando eles se apaixonam pela docência também. Sempre é muito gratificante. O orgulho fica gigante”.

Larissa Maria Linard Ramalho, professora dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia e docente da Unileão desde 2014

“Eu me sinto muito realizada com a profissão que eu escolhi. Eu sou psicóloga, egressa da primeira turma de Psicologia da Instituição. Atendi muito tempo como psicóloga clínica, trabalhei em políticas públicas… Mas o que de fato me realizou foi a docência no ensino superior.

Eu vejo o poder que a educação tem de transformar a realidade de alguém cotidianamente. Eu ensino nos primeiros semestres do curso e no nono semestre. Então eu consigo ver como esses alunos chegam na Instituição e como eles saem completamente transformados. E eu também sigo me transformando”.