Honraria busca apoiar e incentivar instituições no desenvolvimento de projetos e ações que favoreçam as mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Brasil.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) recebeu o Selo de Responsabilidade Social Feminina, concedido pelo Instituto ELA – Educadoras do Brasil. A honraria busca apoiar e incentivar instituições no desenvolvimento de projetos e ações que favoreçam as mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Brasil.
“O selo de responsabilidade social feminina chega pra Unileão com o intuito de ratificar um trabalho que vem sendo construído ao longo dos mais de 20 anos de existência da Instituição. Ações que vão desde projetos de extensão até a expressiva representatividade feminina no corpo técnico-administrativo, docente e em cargos de gestão”, afirma Janiele Feitosa, coordenadora administrativa da Unileão.
A Unileão sabe que a luta para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária deve ser compartilhada por todas e todos, e reforçada em ações do cotidiano, nos diversos setores da sociedade. Por isso, busca criar, dentro e fora de seus muros, condições para o crescimento e empoderamento feminino diariamente.
Atualmente, o quadro de colaboradores da Instituição tem em sua maioria mulheres: elas representam 55,7% do corpo de funcionários, inclusive ocupando a maioria dos cargos de gestão. Isso ocorre com o cumprimento da política de níveis de igualdade salarial entre homens e mulheres em cargos correspondentes na IES, inclusive enquanto gestores.
Através dos seus cursos, a Unileão desenvolve diversas ações voltadas para a população feminina da região do Cariri e regiões circunvizinhas, como eventos, campanhas e atendimentos. Ligas Acadêmicas, como a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC) e a Liga Acadêmica em Uroginecologia e Obstetrícia (LAUGO), promovem eventos de conscientização sobre questões importantes da saúde da mulher, além de oferecerem atendimentos a esse público.
Além disso, na Clínica-Escola da Instituição, também são realizados atendimentos especializados de qualidade, com valores acessíveis ou gratuitos, à população feminina. No Laboratório-Escola da Unileão, por exemplo, é feito o Papanicolau, popularmente conhecimento com exame de prevenção.
Todos os anos a Instituição apoia, ainda, campanhas como o Outubro Rosa, que chama a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. E a campanha do Agosto Dourado, que é dedicada à promoção e ao incentivo do aleitamento materno e reforça o cuidado com a saúde de gestantes e puérperas.
Dentro das ações desenvolvidas em parceria com o Instituto ELA, a Unileão abraça o Projeto Adote um Ciclo. A iniciativa tem como objetivo coletar e distribuir absorventes higiênicos para instituições que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“Aderir ao projeto Adote um Ciclo é uma oportunidade de seguir impactando positivamente a comunidade na qual estamos inseridos”, frisa ainda a coordenadora administrativa da Unileão, Janiele Feitosa.