O artigo visa fomentar o conhecimento científico e também analisar a arqueologia social inclusiva como uma ferramenta de formação na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE.
Recentemente, docentes da Unileão tiveram um artigo publicado na revista Espaço do Currículo, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O artigo é de autoria da profa. Marcia de Sousa, coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão, juntamente com o prof. Pedro Adjedan e prof. Cícero Magérbio.
Sob o título de Currículo e identidades: aproximação entre educação, cultura e arqueologia social inclusiva na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE, o artigo visa fomentar o conhecimento científico e também analisar a arqueologia social inclusiva como uma ferramenta de formação na Fundação. No estudo, foram analisadas as aproximações com as culturas, identidades, bem como o processo educativo não formal de crianças e adolescentes atendidos.
Através de pesquisas, os docentes puderam notar que as conexões com as identidades locais, bem como aspectos históricos, geográficos, sentidos e representações simbólicas possuem uma conexão importante no imaginário de indivíduos em formação. Logo, educação e cultura são dois termos que caminham lado a lado.
Sobre a importância de desenvolver esse estudo na Fundação, o prof. Pedro afirma que o motivo foi a possibilidade de conhecer e compreender distintas práticas educativas que não se encontram dentro de parâmetros oficializados ou “engessados” por currículos burocráticos. “É possível concebermos a educação como um fenômeno muito mais complexo do que o que realizamos dentro de quatro paredes de uma sala de aula, tendo um laboratório didático, vivo, integrador, participativo e que as construções no processo formativo são emancipatórias e resgatam as identidades culturais através das práxis da arqueologia social inclusiva”, frisa.
Sobre a experiência em participar da produção do artigo, o docente disse que a metodologia utilizada, a etnografia, os fez realizar uma imersão no universo da sabença da Fundação. “Essa imersão nos possibilitou vivenciar os percursos formativos que as crianças da Casa Grande percorrem, seus cotidianos lúdicos, suas responsabilidades e o crescimento didático-pedagógico que ocorre com as várias possibilidades de aprendizagem oferecidas”, fala o professor.
Através do estudo, os docentes puderam observar “como é possível os ambientes de aprendizagem se reformularem, passarem por uma reformulação na sua configuração procedimental e adotar métodos e práticas performáticas que geram um aprendizado muito mais significativo”, finaliza o prof. Pedro.
A revista eletrônica Espaço do Currículo é classificada no Qualis A3 (2017-2020) em educação. Ela visa difundir conhecimentos sobre abordagens curriculares que são produzidas nacional e internacionalmente. Com publicações quadrimestrais, a revista visa facilitar o diálogo acadêmico na perspectiva de dar visibilidade à relação que existe entre a sociedade, educação e o currículo num mundo sem fronteiras.