Unileão celebra colação de grau da 14ª turma do projeto Universidade para Melhor Idade

Curso de Extensão voltado para idosos é uma iniciativa da IES para promover o “protagonismo sênior”.

29/09/2023 12:06 pm - Atualizado em 01/11/2023 14:02 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O farfalhar de vestidos descendo a rampa do auditório para ocupar os primeiros lugares dava sinais de que a cerimônia era solene. O sorriso da aposentada Amanda Tavares organizando as folhas de um discurso, também. Ela foi a oradora da 14ª Turma Universidade para Melhor Idade, projeto idealizado pela Unileão para despertar o “protagonismo sênior” e estimular qualidade de vida nessa faixa-etária da população.

“Nós que saímos da sala de aula muito cedo e ser recebidos pela Unileão, onde aqui nós somos uma família, onde aqui existe a união e hoje está colando grau, é uma sensação imensa de alegria. Sou muito grata aos meus colegas por escolherem a minha pessoa. Vou fazer com todo o meu coração”, disse a formanda.

Celebração e conquistas

A cerimônia de colação de grau aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no auditório do campus Saúde, com os mesmos ritos de uma formatura universitária. Acompanhados de seus respectivos padrinhos, sob aplausos e sorrisos dos familiares, os concluintes fizeram o tradicional juramento com o braço direito estendido, receberam o anel de formatura e o certificado que oficializou a participação no projeto. “Vou colocar o meu na parede”, brincou uma idosa, no meio do burburinho, orgulhosa de sua conquista.

Na mesa de honra, estavam a pró-reitora acadêmica da Unileão, professora Sandra Figueiredo; a madrinha e o paraninfo da turma, Cleonice Sidrim e professor Ricardo Cavalcante; o diretor da Federação Cearense de Futebol e parceiro do projeto, Jozimar Carvalho; e o representante dos docentes, professor José Marques.

O orgulho e a alegria foram compartilhados especialmente pelos professores. Voluntário do projeto, Ricardo Cavalcante escolheu lecionar uma “disciplina impactante”, segundo ele.

“Sou professor de ‘Felicidade’. Há uma semana, eu estava num evento onde me perguntaram: Ricardo, o que é que hoje tu fazes que te dá mais alegria? E eu disse, ser professor de ‘Felicidade’. E o que que a gente faz aqui? Transformação de vidas. Todas as vezes que eu me encontro com eles, sou eu que saio de lá uma pessoa melhor. Então, isso me emociona. Eu tenho um orgulho muito grande de fazer parte desse projeto”, afirmou.

A colação de grau, por sua vez, não representa o fechamento de um ciclo. Os formados iniciam outra jornada, agora na turma “Solidariedade não tem Idade”. Em ambas, o objetivo é o mesmo: estimular habilidades e motivar os idosos a compartilharem seus conhecimentos práticos sobre a vida.

Confira alguns registros!

Para saber mais

O projeto “Universidade para Melhor Idade” funciona desde 2004 e trabalha áreas do conhecimento como Saúde, Educação, Lazer, Assistência Social, Direito, Cidadania e Cultura. As atividades acontecem de forma gratuita no campus Crajubar e idosos acima de 60 anos, independente da escolaridade, podem se inscrever.