Determinação e persistência: conheça a trajetória do estudante Luiz Erivelt, concluinte do curso de Direito da Unileão

Mecânico eletricista, filho de um agricultor e de uma professora, pai de família, sua jornada foi marcada por desafios superados, culminando na conquista do tão almejado diploma.

27/12/2023 08:00 am - Atualizado em 20/12/2023 11:19 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na interseção entre as dificuldades da vida e a perseverança contínua encontra-se Luiz Erivelt da Silva Souza, um mecânico eletricista que trabalha e reside em Campos Sales, interior do Ceará. Diariamente, ele frequentava a Unileão para assistir às aulas do curso de Direito. Filho de um agricultor e de uma professora, sua jornada foi marcada por desafios superados, culminando na conquista do tão almejado diploma.

“Por ser de família humilde, casado e pai de uma menina, tive que trancar o curso algumas vezes”

A jornada de Luiz iniciou quando ele decidiu prestar o vestibular, visando uma vaga para o curso de Direito. Mas foi aprovado apenas na segunda opção, que era o curso de Psicologia. Após cursar um semestre, decidiu seguir seu sonho, motivado por uma professora. “A professora Ana Quésia me deu uma grande ajuda para ingressar no curso de Direito. Mas, por ser de família humilde, casado e pai de uma menina, tive que trancar o curso algumas vezes. Mas, graças a Deus, também cruzei com outros excelentes professores em meu caminho, segui estudando, tentando e batalhando”, conta.

Emocionado, Luiz afirma que não pode nem lembrar o quanto sofreu para concluir a graduação, principalmente pela torcida contrária. “Muita gente duvidava de mim e dizia que eu não ia conseguir me formar. Ouvi falarem que nunca viram gente sair lá debaixo, trabalhar, estudar, cuidar de família e se formar. Passei por muitos perrengues, mas, Graças a Deus, consegui a vitória”, compartilha.

“Eu tive uma ótima orientadora, que foi a professora Alyne”

Para concluir um curso de ensino superior, é comum que os estudantes produzam o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Luiz produziu seu estudo sob a temática: “A pensão alimentícia no Brasil e a aplicação da prisão aos devedores à luz do código civil de 2002”, com orientação da professora Alyne Andrelyna.

Com apresentação do trabalho na última quinta-feira (14), Luiz relata: “Nessa jornada para produzir o TCC, literalmente tive que me desdobrar, conciliando trabalho e responsabilidades como pai de família. Mas, eu tive uma ótima orientadora, que foi a professora Alyne. Além disso, tive três excelentes professores em minha banca e, graças a Deus, obtive sucesso”, comemora, ainda que a conclusão tenha sido desafiadora. “Eu precisava trabalhar e cuidar da família, então, a construção do meu TCC foi um pouco conturbada. Eu começava a fazer e parava. Mas, o que conseguia fazer, falava com meus professores e minha orientadora para eles olharem”, frisa.

Sobre o tema estudado, o futuro bacharel ressalta que ter filhos é uma grande responsabilidade, mas muitas pessoas não se importam e tampouco pagam a pensão alimentícia. Simplesmente deixam de lado. Essa atitude, quando levada para a justiça, pode encaminhar os devedores à prisão. “Parafraseando o jovem professor Rawlysson, meu TCC foi só sucesso”, brinca.

“Minha filha, com apenas 17 anos, foi aprovada no curso de Medicina Veterinária na Unileão”

A graduação de Luiz inspirou sua filha Thaynara Silva a perseguir os sonhos e também ingressar em um curso superior. “Minha filha, com apenas 17 anos, foi aprovada no curso de Medicina Veterinária, que é o sonho dela. Assim, já realizamos a matrícula e ela inicia no próximo semestre”, conta, orgulhoso. “Agradeço muito à Unileão por ter me proporcionado todos os momentos bons e até mesmo os desafios durante minha jornada acadêmica. E também a Deus por ter obtido êxito e estar formado. Agradeço a todos os professores, em especial aos professores Otto, Christiano, Iamara, Alyne e Aline, Rawlysson, Pablo, Éverton e todos que me ajudaram”.

Sobre os planos para o futuro, além da colação de grau, o formando projeta a sua aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.