(88)99216-3040

Medicina Veterinária: Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos novos estudantes

Cerimônia foi realizada em duas edições; saiba mais!

20/05/2024 11:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os dias 17 e 18 de maio foram especialmente marcantes para os estudantes ingressantes do curso de Medicina Veterinária da Unileão, pois nesses dias foram realizadas duas edições da Cerimônia do Jaleco do curso. Compuseram a mesa de abertura a professora Juliana Almeida, coordenadora do curso, o professor Antônio Cavalcante, representante do corpo docente da turma 312.1, a professora Vanessa Raquel Barros, representante da turma 313.1, o professor Hilton Alexandre Vidal e a professora Jeniffer Figueiredo, coordenadora da pós-graduação em Medicina Veterinária. No dia 18, a professora Cláudia Villaça foi representante da turma 117.1 e a professora Juliana Almeida da turma 118.1.

No momento, os professores fizeram falas de incentivo e explicaram a importância do uso do instrumento (jaleco), assim como seu significado para a profissão. “Que toda a energia positiva que nos inspira, motiva e encanta ao vestirmos o jaleco hoje se propague, nos ajudando a atravessar os maiores desafios ao longo do curso. Que possamos manter o espírito de coletividade e a atenção e cuidado aos nossos queridos animais. Na esperança de que vocês sejam conforto para aqueles que precisam e amor para os que são abandonados, peço uma única e importante coisa: não deixem que nesta jornada a técnica e a prática tirem a humanidade de vocês, porque é ela, e só ela, que dá sentido à vida”, disse a coordenadora Juliana.

Os estudantes puderam ouvir também algumas experiências vividas pelos professores ali presentes. Em seu discurso, a professora Jeniffer compartilhou que desejava ser médica veterinária desde pequena. “Era um sonho que parecia distante e muitas vezes até impossível. Naquela época, as oportunidades de educação superior eram limitadas, especialmente em áreas distantes da capital, como onde eu morava. Mas eu nunca deixei de acreditar que um dia poderia alcançar esse objetivo. Minha sorte começou a mudar com a interiorização das universidades. Quando a oportunidade de ingressar no curso de Medicina Veterinária finalmente se apresentou, agarrei-a com todas as minhas forças. Sabia que estava começando uma jornada que exigia muito esforço, mas também sabia que cada passo me levaria mais perto do meu sonho”, relembra.

A profª. Jeniffer relatou ainda que, em sua graduação, participou ao máximo de todas as atividades promovidas e, ao término do curso, fez mestrado e posteriormente doutorado, e que tudo foi além do que um dia ela sonhou. Nesse ínterim, ela deixou um recado para os futuros profissionais: “Nunca desistam dos seus sonhos. Acreditem em vocês mesmos e nas possibilidades que o futuro reserva. A jornada pode ser difícil, mas cada esforço será recompensado. Aproveitem cada oportunidade, respeitem seus professores e colegas e dediquem-se de coração àquilo que amam. Sejam perseverantes, corajosos e apaixonados pelo que fazem. O futuro os aguarda, e ele é brilhante”, disse.

Confira os registros iniciais da Cerimônia:

Discurso das oradoras das turmas 312.1 e 313.1

Débora Beatriz Araújo foi a oradora da turma 312.1 e discursou aos colegas: “Ao vestir esse jaleco, aceitamos a responsabilidade de honrar a confiança depositada em nós. Como futuros profissionais de saúde, que ele nos lembre da importância da ética, da compaixão e da busca contínua por conhecimento. Sejamos pacientes, para podermos entender os processos; sejamos focados, pois não foi fácil chegar até aqui e cruzar a linha de chegada demandará o nosso tempo e o nosso esforço; sejamos amáveis conosco e com os que estão à nossa volta; e, acima de tudo, tenhamos fé, pois sabemos que quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento”, disse.

Antônia Sabrina de Lima discursou representando a turma 313.1. Ela decidiu fugir do tradicional discurso e compartilhou um pouco sobre sua trajetória pessoal. “Aos 3 meses de idade, fui adotada por uma pessoa maravilhosa, a minha mãe, uma mulher inspiradora e batalhadora. Deixo meu agradecimento a ela e também gostaria de agradecer à minha tia e a todos os meus familiares. Desde pequena, enfrentei vários problemas, como desnutrição e TDAH. Mas, acima de tudo, aprendi desde cedo a amar ao próximo como a mim mesma, assim como minha tia sempre dizia que Deus mandava a gente fazer”, disse, deixando registrado também seu agradecimento aos professores.

Para concluir seu discurso, ela disse: “Por fim, agradeço a todos que vieram hoje prestigiar esse primeiro passo rumo ao nosso sucesso profissional. Colegas, hoje quero compartilhar com vocês uma frase de um filme que me marcou muito, O Rei Leão: ‘somos um, uma família, um só coração’’.

Em seguida, Jovelina Macêdo e Huévila Mariana Cavalcante proferiram juntas o juramento do jaleco. Após isso, os padrinhos auxiliaram seus afilhados a vestirem os jalecos, momento marcado por muita emoção. Devidamente trajados, os estudantes receberam um mimo preparado pela coordenação do curso e participaram do sorteio de livros. Assim, encerrou-se a cerimônia de forma especial e memorável para todos os presentes.

Confira mais registros:

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: