Curso de Enfermagem realiza Cerimônia do Jaleco com mensagem especial aos ingressantes

A cerimônia marca a entrada dos alunos no curso, e é um lembrete do compromisso deles com a profissão, a ética e o cuidado.

21/05/2024 09:33 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Alunos ingressantes nas Turmas 128.1 e 332.1, do curso de Enfermagem, foram recebidos com uma mensagem especial na Cerimônia do Jaleco, realizada na noite da última sexta-feira, 17 de maio, no auditório do campus Saúde da Unileão.

“O Jaleco marca o início de uma carreira na área da Saúde, mas também carrega o peso de um legado de dedicação ao próximo”, disse o professor Flórido Sampaio, escolhido pelas turmas do primeiro semestre para receber uma homenagem especial junto ao professor Aracélio Viana. A coordenadora do curso, professora Mayldes Lucena, também compartilhou que este momento, além de simbólico e de comemoração, é uma oportunidade para receber as famílias dos estudantes.

A cerimônia contou ainda com uma palestra intitulada “A Enfermagem e o uso do jaleco: evolução e significado”, ministrada pela professora Bruna Bandeira, que resgatou as origens históricas da profissão, destacando a atuação sobretudo em contextos de guerras e epidemias, e o zelo dispensado aos pacientes.

“Juntos e confiantes no futuro que nos espera”

Antes do juramento e da vestição do jaleco, um dos pontos altos da cerimônia, os oradores Ismael Ferreira e Jaiane de Oliveira expressaram seus sentimentos e aspirações. Ismael destacou a importância da universidade como um espaço de crescimento, amizades e descobertas “unidos pelo propósito comum de fazer a diferença no mundo, juntos e confiantes no futuro que nos espera”. Jaiane comparou os jalecos às “capas de super-heróis”, dizendo que a empatia, a compaixão e o desejo genuíno de ajudar são os “superpoderes” da profissão.

Ao final da cerimônia, os padrinhos ajudaram os alunos a vestir o jaleco, marcando oficialmente o início da jornada deles na Enfermagem.

Confira alguns registros deste momento especial!

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.