XI Mostra de Anatomia da Unileão é a maior edição já realizada e destaca criatividade e interdisciplinaridade

Evento teve participação dos estudantes dos primeiros semestres dos cursos da área de saúde da Unileão.

05/06/2024 13:50 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na noite da última terça-feira, dia 4, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a 11ª edição da Mostra de Anatomia. O evento proporcionou aos estudantes dos primeiros semestres dos cursos de saúde a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido ao longo do semestre. Com uma abordagem interdisciplinar e criativa, os estudantes apresentaram diversas temáticas, como Paixão de Cristo, amor e sexo, Marilyn Monroe, o exorcismo de Emily Rose, Oppenheimer, anatomia mumificada, Mamonas Assassinas, tráfico de órgãos, Covid-19, feminicídio, hipotermia, Césio-137, hospício, Cisne Negro, o caso da família Von Richthofen, dentre outros.

De acordo com o professor Flórido Sampaio, coordenador do evento, essa foi a maior Mostra de Anatomia de todas que foram feitas até hoje, por quantidade de equipes. “A Mostra vem com o propósito de nós, professores, percebermos de uma forma diferente do tradicional o aprendizado dos alunos em relação aos contextos anatômicos. Dessa forma, eles podem nos mostrar a anatomia através da arte e das comparações com outros animais. Nessa edição, tivemos temas inesperados, temas que nos surpreenderam com a criatividade e a qualidade das apresentações”, disse.

Confira alguns registros:

O que dizem os estudantes

Gilvanio Pinheiro, estudante do curso de Psicologia, afirmou que a Mostra foi uma experiência maravilhosa e que o estande de sua equipe apresentou o tema “Amor e sexo”. “A Mostra de Anatomia foi uma experiência maravilhosa devido à interação que tivemos com outras turmas e outros temas. Minha equipe apresentou o sistema nervoso central, relacionando a experiência com o amor e o sexo. Exploramos tudo o que o amor e o sexo podem causar: as reações, os hormônios, os estímulos e todas as experiências envolvidas nesse contexto”, destaca.

Ivina Martins, aluna do curso de Enfermagem, apresentou com sua equipe o tema “Anatomia Mumificada”. Ela destaca que foi um prazer fazer a apresentação de forma lúdica para o público e compartilhar o aprendizado. “Minha equipe apresentou uma peça teatral sobre a anatomia na mumificação. As pessoas que visitaram nossa tenda tiveram a oportunidade de aprender de uma forma divertida sobre o tema. Eu e meus colegas explicamos passo a passo como funciona a mumificação e como o veneno atua nos órgãos e tecidos do corpo, representando a morte do Faraó. Com isso, aprendemos e conseguimos transmitir o conhecimento para que outras pessoas aprendam de forma lúdica”, explica.

Impressões dos visitantes

A Mostra não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também despertou o interesse de visitantes e convidados, que puderam apreciar o nível de detalhe e pesquisa envolvido em cada apresentação.

Dentre os visitantes, estava Leandro Santos, que foi convidado a participar do evento e relatou ter ficado surpreso com tudo o que viu. “Eu fiquei surpreso, pois não esperava que tantos temas diferentes fossem abordados dessa forma. O estande que mais chamou minha atenção foi sobre Oppenheimer e os efeitos da bomba atômica, onde os estudantes deram um show de criatividade, inclusive fazendo uso de máquina de fumaça para representar a explosão. Mas, todos estão de parabéns”, frisa.

Veja mais registros do evento: