Unileão recebe Selo de Comprometimento com a Empregabilidade da ABMES/Symplicity

Selo foi concedido na 3ª Edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade, que acompanha a situação dos egressos do ensino superior.

02/09/2024 15:28 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foi agraciado com o selo “Instituição Comprometida com a Empregabilidade”, na terceira edição da Iniciativa de Avaliação de Serviços de Empregabilidade (IASE), promovida pela Simplicity e pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação foi divulgada nesta terça-feira, 27 de agosto.

Como o selo é concedido?

Cento e vinte e duas Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a Unileão, participaram da pesquisa 2024 do Indicador ABMES e Simplicity de Empregabilidade (IASE), voltada para estudantes que concluíram os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. O estudo, que contou com contribuições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), teve como objetivo criar uma forma padronizada de acompanhar os resultados de egressos e implantar indicadores de empregabilidades de relevância nacional, baseado em modelos internacionais.

O “Selo Instituição Comprometida com a Empregabilidade”, chancelado pela ABMES e pela Symplicity, é uma certificação que comprova o comprometimento da IES com o acompanhamento do egresso, item presente na avaliação institucional do MEC.

Por que é importante?

A Iniciativa de Avaliação de Serviços de Empregabilidade (IASE) é um importante indicador nacional de empregabilidade. Durante a divulgação dos resultados, nesta terça-feira (27), Gabriel Custódio, da Symplicity, explicou que a ideia da pesquisa não é para comparar instituições, mas servir como “dado positivo” aos reitores e gestores. “É uma excelente ferramenta para entender qual curso está conseguindo colocar bem o aluno [no mercado de trabalho] e qual precisa de um pouquinho mais de atenção”, afirma. Os dados da pesquisa, podem ajudar as IES, por exemplo, a aprimorar seus currículos acadêmicos e direcionar melhor os investimentos.

A supervisora do Núcleo de Carreiras e Profissão (NUCAP), Sandy Cruz, explica que a Unileão se destaca, neste sentido, pelas práticas de parcerias com empresas locais, encaminhamento para o mercado de trabalho, workshops e capacitações voltadas para o desenvolvimento profissional, além de oferecer suporte contínuo e acompanhamento para auxiliar os alunos e egressos em sua jornada profissional.

“O reconhecimento reforça a posição da Unileão como uma instituição que valoriza a empregabilidade de seus alunos e egressos, ajudando-os a se destacarem no mercado de trabalho e a encontrarem oportunidades profissionais após a graduação”, afirma Sandy Cruz.

Conheça histórias de egressos que alcançaram sucesso profissional clicando aqui.

Quer saber mais?

Assista à apresentação da 3ª Edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade no YouTube da Rede ABMES. Os dados referem-se ao segundo semestre de 2023 e ao primeiro semestre de 2024.

Conheça também as atividades do NUCAP clicando aqui.