Unileão comemora 20 anos do Programa para a Melhor Idade

Projeto de extensão, iniciado em 2004, formou 12 turmas e impactou cerca de 700 pessoas ao longo de duas décadas de atividades.

17/10/2024 15:53 pm - Atualizado em 17/10/2024 15:58 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebrou, nesta quarta-feira, 16 de outubro, a cerimônia de aniversário do Programa para a Melhor Idade, criado em 2004 com a finalidade de valorizar a pessoa idosa, promovendo sua participação social e melhoria na qualidade de vida. A primeira turma formou-se em 10 de outubro de 2005, e desde então, o projeto se expandiu, formando 12 turmas e impactando cerca de 700 pessoas ao longo de duas décadas.

A cerimônia comemorativa ocorreu no campus Saúde e foi iniciada com uma apresentação do coral da Melhor Idade, seguida por discursos do reitor da Unileão, professor Jaime Romero, da professora Jeanne Sidrim de Figueiredo Mendonça, que coordenou as atividades por 16 anos, e outros educadores que contribuíram para o projeto.

“São as melhores cabeças que nós temos aqui”

Durante sua fala, o professor Jaime destacou o sucesso do programa e que os maiores beneficiários são a Unileão e a sociedade do Cariri, dada a importância da experiência trazidas pelos participantes. “A gente fez uma coisa pra durar um ano, dois, e nós estamos há vinte. E que as pessoas completem noventa e completem cem, cento e dez anos com a gente. Vocês trazem pra nós toda a experiência que viveram. São as melhores cabeças que nós temos aqui”, disse, arrancando risadas e aplausos da plateia.

A professora Jeanne Sidrim, à época coordenadora do curso de Administração, lembra que a direção da então Faculdade Leão Sampaio pensou em algum programa que pudesse ajudar a sociedade. A ideia inicial era apenas uma turma com professores voluntários, mas a divulgação resultou em grande interesse pela proposta. Com o desejo dos alunos de continuar as atividades, foi criado outro projeto, batizado de “Solidariedade não tem idade”.

“Realmente, foi um projeto que surpreendeu pela procura. A gente percebeu que trouxe qualidade de vida para muitas pessoas, especialmente para as que estavam sozinhas em casa. Elas fizeram amigos, saíram para ir ao cinema juntos, para caminhar juntos, deu até casamento”, relembra a professora sobre o impacto positivo nas vidas dos participantes.

“Nós não paramos no tempo”

Advogada aposentada, Lúcia Maria Falcão Nunes é uma das alunas participantes. Ela conta que à época da pandemia de Covid-19, ficou internada e com sequelas, mas o programa para a Melhor Idade foi o grande responsável por devolvê-la à vida, graças às boas amizades construídas e ao ambiente acolhedor. “Não há dinheiro no mundo que pague isso aqui. Me devolveu a vida”, diz. “Aqui é lugar de felicidade, de alegria. Nós estamos vivas, não paramos no tempo”.

Confira alguns registros dessa cerimônia especial!