(88)99216-3040

10º Sarau de Psicopatologia tem apresentações artísticas e temas reflexivos

Programação do evento segue à noite, a partir das 18h30, no auditório do bloco E, no campus Lagoa Seca; confira como foram as atividades da manhã.

31/10/2024 15:51 pm - Atualizado em 31/10/2024 15:53 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na manhã desta quinta-feira (31), o curso de Psicologia realizou a primeira parte da 10ª edição do Sarau de Psicopatologia, evento que se consolidou como espaço de expressão e reflexão entre os estudantes. Com o tema: “Uma história a ser contada”, o sarau revisitou suas edições anteriores, resgatando as jornadas dos alunos de semestres passados e mostrando a evolução do olhar crítico e artístico dos novos participantes. Esta edição foi organizada pelo professor Júnior Linhares e pelos estudantes do 4º semestre do curso, da disciplina Psicopatologia 1. A programação continua à noite, a partir das 18h30, no auditório do bloco E, no campus Lagoa Seca.

A coordenadora do curso, professora Flaviane Troglio, celebrou o empenho dos alunos e o trabalho do professor Júnior, que orientou a turma na organização do evento. “Desde segunda-feira, tenho visto o empenho de todos para construir esse momento histórico. Revisitar as últimas edições do sarau e perceber o olhar dos alunos de agora com uma perspectiva de 2024 é emocionante. Esse empenho mostra a construção deles como futuros profissionais e revela a expressão artística única que cada um tem, algo que descubro cada vez mais”, destaca a professora.

Psicologia e arte

A programação da manhã contou com uma variedade de apresentações artísticas, das quais se destacaram esquetes teatrais e performances musicais. Temas como: “amor e loucura” e “as cores da alma e a jornada do ser” foram apresentados em formato teatral, enquanto uma performance circense intitulada: “A máscara do palhaço” abordou o desafio de se encontrar em meio às máscaras nas quais muitos se escondem. Entre as apresentações musicais, uma estudante interpretou “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, e o estudante Arthur trouxe uma composição original, “Louco em uma sociedade errante”, refletindo sobre o papel da loucura na sociedade atual.

Os estandes também foram um ponto alto do evento, criando uma linha do tempo que os estudantes percorriam, com cada um remetendo às edições anteriores. Na lateral do auditório do bloco E, foi criada uma sequência das funções psicológicas, exploradas de forma prática e lúdica pelos alunos. O evento ainda contou com a exposição “Sentir”, do aluno Francisco Junior, do 9º semestre.

Para o professor Júnior Linhares, responsável por coordenar o evento junto aos alunos, a realização da 10ª edição foi um marco especial, especialmente após a interrupção causada pela pandemia. “Pensar em uma 10ª edição do sarau é uma grande responsabilidade. Esse evento acontece todos os anos, mas a pandemia nos impediu de realizá-lo antes. Este ano, propus aos estudantes, organizamos juntos e está dando certo. Parabenizo cada um dos alunos pela dedicação, e à noite ainda tem mais”, disse o professor, entusiasmado com o envolvimento da turma.

Confira os registros da manhã!

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.


COMPARTILHE: