As pesquisas foram premiadas na VIII Jornada Científica do PRODER, evento realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro.
Membros do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Responsabilidade Social (GPCORS) do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tiveram dois trabalhos premiados com menção honrosa na VIII Jornada Científica do PRODER, realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Os trabalhos intitulados: “Auditoria ambiental e governança: ferramentas contábeis para a sustentabilidade urbana” e “Construindo conexões sustentáveis entre instituição, comunidade e meio ambiente” foram desenvolvidos pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unileão, professora Marília Barbosa, junto dos professores Samara Facundo, Ricardo Cavalcante e Marcus Maida (membro externo do GPCORS), além da aluna Akylla Rayanny. O reconhecimento reforça o impacto das pesquisas acadêmicas realizadas pela Unileão e a relevância da abordagem sustentável no cenário atual.
Para a professora Marília Barbosa, abordar temáticas sociais e ambientais e suas aplicações práticas é crucial para a construção de cidades mais sustentáveis, engajadas e resilientes. “A pesquisa científica desempenha um papel fundamental nesse processo, pois é por meio dela que encontramos soluções inovadoras e embasadas para os desafios que enfrentamos”, considera a docente, avaliando que “a menção honrosa recebida é um combustível para continuarmos avançando com ainda mais vigor, ampliando as fronteiras do conhecimento e buscando soluções que impactem positivamente a sociedade”.
“Experiência transformadora”, é como a aluna Akylla Rayanny descreve esse momento. “Esse reconhecimento vai muito além de um prêmio; ele simboliza o esforço, a dedicação e a busca pelo conhecimento que são tão importantes na nossa formação acadêmica. Além disso, reforça a importância da pesquisa para o nosso crescimento profissional, mostrando que podemos contribuir ativamente para a nossa área de atuação”, destaca. A estudante também afirma que se sente motivada a explorar e aprender ainda mais.
A professora Samara Facundo também compartilha seu orgulho pela conquista: “Receber uma menção honrosa por dois trabalhos apresentados pelo GPCORS é motivo de grande satisfação e orgulho. Esse reconhecimento transcende a conquista individual e simboliza a força de um esforço coletivo que reúne professores do curso de Ciências Contábeis, o professor Marcus Maida, grande referência nas temáticas de sustentabilidade e governança, e alunos dedicados e engajados com o processo”, diz.
Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.