Enfermagem realiza ação com gestantes no bairro Tiradentes

Atividades aconteceram nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) 46 e 73. Os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Básica I, do 9º semestre do curso de Enfermagem da Unileão, realizaram o projeto de extensão Promoção da Saúde Gestacional: perspectiva das […]

18/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 13:02 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Atividades aconteceram nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) 46 e 73.

Os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Básica I, do 9º semestre do curso de Enfermagem da Unileão, realizaram o projeto de extensão Promoção da Saúde Gestacional: perspectiva das medidas de educação em saúde desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família durante o Pré-Natal. As atividades do projeto foram realizadas entre os meses de agosto e setembro nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) 46 e 73, localizadas no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte.

A iniciativa teve a finalidade de favorecer o empoderamento pessoal e proporcionar medidas que favoreçam a autonomia para o autocuidado das gestantes assistidas no pré-natal de risco habitual. Durante os encontros, foram abordados os seguintes temas: a importância do pré-natal e da realização dos exames laboratoriais de rotina do período gestacional; primeiros socorros prestados ao recém-nascido vítima de engasgo; características do parto fisiológico e da cesária; tipos de violência obstétrica; aleitamento materno exclusivo; principais cuidados com o recém-nascido; e sexualidade na gestação e a participação do parceiro no pré-natal.

“O desenvolvimento desse projeto proporcionou aos acadêmicos de Enfermagem um maior aprofundamento na área”, comenta a preceptora Soraya Lopes, coordenadora da ação. “Através do acompanhamento do pré-natal e do desenvolvimento das ações de educação em saúde, os discentes puderam oferecer o suporte, escuta ativa e atenção para um acompanhamento adequado, fornecendo informações e orientações necessárias à manutenção saudável da gestação”, completa.