Evento trouxe novidades significativas, como a realização de palestras simultâneas e o uso do Campus Lagoa Seca como sede principal, além da oferta de minicursos no Campus Saúde.
De 13 a 16 de maio de 2025, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a 9ª edição do Congresso Caririense de Enfermagem, uma edição histórica, marcada por recordes: foram 234 trabalhos submetidos e 470 participantes inscritos. O evento trouxe novidades significativas, como a realização de palestras simultâneas e o uso do Campus Lagoa Seca como sede principal, além da oferta de minicursos no Campus Saúde.
Foram quatro dias de intensa troca de conhecimento e experiências, com uma programação diversificada que incluiu minicursos, palestras, sessões científicas, apresentações de trabalhos científicos e atividades das ligas acadêmicas do curso. A cerimônia de abertura foi marcada pela palestra do professor Lincoln Vitor, na noite da quarta-feira (14), e abordou a formação em Enfermagem, os desafios e perspectivas da profissão, além do cenário atual do mercado de trabalho na área da saúde.
O congresso dos recordes
Para o professor Hércules Coelho, presidente do Congresso Caririense de Enfermagem, esta edição foi a mais grandiosa já realizada. “Esse ano, excepcionalmente, nós tivemos 234 trabalhos submetidos ao evento, que é o maior recorde que nós já tivemos até agora, e esse congresso foi o congresso dos recordes. Nós batemos recordes no quantitativo de inscrições, porque é o primeiro evento que nós fazemos dessa dimensão. Nós construímos um evento para 500 pessoas, e, dessas 500, nós tivemos 470 inscritos”, comemora o professor.
Ele complementa: “isso, para nós, é motivo de muita alegria, principalmente porque a gente atraiu pessoas de outros estados para a nossa região. Inclusive, tem pessoas do estado de Pernambuco aqui no nosso evento”, disse.
Participação interestadual e busca por conhecimento
A aluna Carla Joyce Silva, do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Ouricuri, distante 124 km de Juazeiro do Norte, participou do evento junto a um grupo de 17 colegas e compartilha que foi necessário realizar uma rifa para custear a viagem. “Nós organizamos uma rifa e conseguimos apoio de alguns vereadores da nossa cidade para custear as despesas da viagem. Também conseguimos uma van como patrocínio para o transporte”, afirma.
Ao chegar ao evento, Carla e os colegas se surpreenderam com a estrutura da Unileão. “Ficamos impactados. Nosso campus ainda é novo, tem pouco mais de um ano, e precisa de muitas melhorias. Ver essa estrutura tão completa e bem organizada nos inspira e nos faz sonhar com algo semelhante para a nossa realidade”, destaca.
Durante o Congresso, Carla participou do minicurso de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e destacou a importância de eventos como esse para a formação continuada dos profissionais da saúde. “Todo profissional da saúde tem a certeza de que precisa estudar todos os dias, porque, diariamente, surgem novas resoluções e portarias. Por isso, é fundamental estar em constante aprimoramento, para atuar da melhor forma possível, sempre pensando no bem dos nossos pacientes e em dar o nosso melhor”, conclui.
Premiação e encerramento
O evento foi encerrado na tarde da sexta-feira (16) com a premiação dos melhores trabalhos científicos, coroando uma semana marcada por intensas trocas de conhecimento e crescimento profissional para todos os envolvidos.
João Bruno, acadêmico do curso de Enfermagem da Unileão, conquistou o segundo lugar na modalidade oral com o trabalho: “Contribuições da enfermagem na promoção da saúde da mulher: um relato de experiência de discentes durante a campanha Outubro Rosa” e garantiu o primeiro lugar com o estudo: “Cuidados de enfermagem na assistência a pacientes oncológicos adultos em cuidados paliativos: uma revisão integrativa”.
Para João, finalizar o congresso sendo duplamente premiado foi a realização de uma meta pessoal. “É uma imensa satisfação encerrar o congresso sendo premiado. Confesso que fiquei um pouco nervoso ao subir no palco, mas fiquei muito feliz, porque esse reconhecimento representa todo o esforço e dedicação que venho tendo desde o congresso do ano passado. Fiz uma promessa de que este ano levaria algum prêmio para casa — e estou levando dois. Estou muito feliz com essa conquista”, celebra.
Confira os registros do evento!
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.