Enfermeiro emergencista e preceptor do curso de Enfermagem destaca os principais cuidados para um São João seguro e reforça a importância da formação profissional em Saúde.
Com a chegada das festas juninas, o professor Ian Alves Meneses, preceptor do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e enfermeiro emergencista no Hospital Regional do Cariri, alerta para os principais riscos à saúde durante as celebrações. Entre os perigos mais comuns estão queimaduras provocadas por fogueiras, fogos e bombas, além de traumas associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e direção imprudente. O professor também fala sobre a importância da atuação profissional qualificada em situações de urgência e emergência.
De acordo com o professor Ian, crianças devem ser mantidas longe de fogueiras e artefatos explosivos. “O ideal é que manuseiem apenas itens mais leves, como as chuvinhas. Já as bombas precisam ser acesas sempre sobre uma superfície rígida e nunca nas mãos, pois o risco de explosão é alto, especialmente se forem de fabricação ilegal”, orienta.
Caso ocorra uma queimadura, o primeiro passo é resfriar a lesão com água fria e corrente. “Depois, deve-se cobrir com um pano limpo e procurar atendimento médico. Não se deve, em hipótese alguma, aplicar produtos como leite, margarina ou café na área afetada. Esses hábitos populares podem agravar o quadro”, alerta Ian.
Para situações mais graves, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está disponível 24 horas por dia, pelo número 192, que dá acesso à ambulância de suporte básico e à ambulância de suporte avançado. Na primeira, está o condutor socorrista e o técnico de enfermagem. Na segunda, o condutor socorrista, o enfermeiro e o médico. A Central de Regulação é a responsável por fazer essa triagem, ou seja, delimitando qual delas será deslocada para o atendimento.
“Quando você ligar, você vai dizer o que está acontecendo e, diante disso, a central de regulação vai classificar a ocorrência e vai mandar ambulância responsável para fazer o atendimento de forma ágil e eficaz diante dos protocolos mais atuais. Há profissionais diretamente preparados com cursos de alta performance para atender toda e possível demanda que pode ter porventura nas festas juninas”, explica o professor, que também faz um alerta importante: “Evitem trotes. Uma ligação falsa pode custar uma vida.”
Segundo o professor Ian, a formação dos estudantes de Enfermagem da Unileão é focada na capacitação técnica, prática e emocional para atuação em contextos críticos como os das festas populares.
“Nossos alunos vivenciam simulações realistas dentro da universidade, com cenários clínicos que desenvolvem tanto o raciocínio baseado em evidências científicas quanto a inteligência emocional. A Unileão prepara para o ‘caso aconteça’, não apenas para o ‘aconteceu’. É uma formação preventiva, que garante agilidade e qualidade na atuação”, ressalta.
Neste São João, o recado é claro: celebrar sim, mas com responsabilidade. Com o apoio da ciência e o preparo de profissionais como os da Unileão, é possível preservar tanto a cultura quanto a vida.
Esse compromisso com a vida e com o cuidado também está presente na formação oferecida pelo 3º melhor centro universitário do Brasil em seus cursos da área da saúde — Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física — que oferece uma oportunidade imperdível para quem deseja iniciar a graduação no segundo semestre de 2025: o Mega Vestibular, com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 50%*. O processo seletivo acontecerá no dia 28 de junho, às 13h, no campus Lagoa Seca. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link: unileao.edu.br.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.