Atividades acadêmicas e administrativas serão suspensas em virtude do feriado municipal.
Em razão do feriado municipal de Emancipação Política de Juazeiro do Norte, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) não terá expediente na terça-feira, 22 de julho. As atividades acadêmicas e os atendimentos administrativos seguirão normalmente na segunda-feira (21) e serão retomados na quarta-feira (23).
A Unileão deseja a toda a comunidade acadêmica um excelente feriado e faz votos de que esse momento seja aproveitado para descanso e para o compartilhamento de bons momentos com amigos e familiares.
Saiba mais sobre a data
No dia 22 de julho de 2025, Juazeiro do Norte celebra 114 anos de emancipação política. A data remonta a 1911, quando a antiga vila Tabuleiro Grande conquistou sua independência administrativa do município do Crato. O novo município passou a se chamar Joaseiro, nome que faz referência às árvores típicas da região, e teve como primeiro prefeito o Padre Cícero Romão Batista, figura histórica e religiosa de grande influência no desenvolvimento local.
No dia 22 de julho de 1911, a emancipação foi formalizada através da lei nº 1.028, e a vila passou a se chamar Juazeiro. Três anos depois, em 23 de julho de 1914, a Lei Estadual nº 1.178 elevou Juazeiro à categoria de cidade. Em 30 de dezembro de 1943, pelo Decreto Estadual nº 1.114, o município adotou seu nome atual, Juazeiro do Norte.
Juazeiro do Norte: grande polo de Educação Superior
Além de sua importância econômica e cultural, o município também é um relevante polo de Educação Superior. Nesse cenário, a Unileão se destaca com seus três campi, onde oferece cursos de graduação, pós-graduação e um programa de mestrado, além de promover projetos sociais e ambientais que impactam positivamente toda a região do Cariri. Esses diferenciais posicionam a Instituição entre as mais respeitadas do Nordeste e do Brasil.
Veja também:
Unileão celebra 24 anos de transformação no Cariri e se prepara para seu Jubileu de Prata
Unileão conquista 1º lugar no Cariri e 2º no Ceará, no IGC 2023 divulgado pelo MEC