Professor Jaime Romero representará a Unileão e o Cariri em debates sobre sustentabilidade e inovação no ensino superior.
O reitor da Unileão, professor Jaime Romero, é um dos convidados para participar do 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), considerado o maior e mais relevante encontro do setor na América Latina. O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e reunirá lideranças nacionais e internacionais, gestores de instituições de ensino superior, autoridades e especialistas em sustentabilidade e inovação.
Com o tema “O poder da Educação para um planeta vivo”, o FNESP 2025 vai dar voz e apresentar cases de instituições de ensino e organizações comprometidas com práticas sustentáveis e de ESG. Entre os nomes confirmados estão a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; Victoria Galán-Muros, diretora de Pesquisa e Análise da UNESCO IESALC; e o jornalista do Grupo Globo, André Trigueiros, especialista em Jornalismo Ambiental.
Participação da Unileão
O professor Jaime Romero terá participação em dois momentos de destaque:
• 26 de setembro, às 12h – Painel 5: Campi sustentáveis formam sociedades do futuro. O debate vai reunir reitores para discutir como os campi universitários podem se tornar ecossistemas sustentáveis, conectando práticas ambientais à formação dos alunos, inclusive aqueles da modalidade a distância. O reitor da Unileão dividirá o painel com Manuir José Mentges (PUC-RS) e Erna Maters (Wageningen University & Research – Holanda).
• 26 de setembro, às 14h30 – Universidades Inovadoras
Em salas de conteúdo simultâneo, o reitor da Unileão participará do debate sobre IES que valorizam a sustentabilidade, o impacto social, o bem-estar e a formação do aluno, ao lado de José Antônio Mendes (FHO – Fundação Hermínio Ometto – SP) e Luiz Cláudio Pereira (Afya – MG).
Sustentabilidade no DNA
A Unileão se consolida como referência em sustentabilidade, especialmente no ano em que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Desde 2022, o Programa Gestão Sustentável vem promovendo ações internas voltadas à redução de resíduos e ao reaproveitamento de recursos. Além disso, projetos de extensão aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade civil da agenda ambiental, com iniciativas práticas em diferentes áreas do conhecimento, desde a coleta de óleo para produção de sabão até hortos medicinais, programas de reciclagem e atividades de educação ambiental em escolas. Essa responsabilidade também é ampliada por meio de parcerias com associações e organizações não-governamentais.
Entre os resultados alcançados, destacam-se:
• Energia 100% renovável: autossuficiência desde 2020 com sistema híbrido solar (fixo + heliotrópico), que acompanha o movimento do sol para otimizar a captação.
• Gestão inteligente da água: reaproveitamento de 12 mil litros diários em sua Estação de Tratamento, totalizando 4,3 milhões de litros tratados em 2020.
• Economia circular: reciclagem de 6 toneladas de papel em 2024, preservando cerca de 120 árvores, em parceria com a Associação Engenho do Lixo e a Arplast.
• Gestão institucional: criação de um núcleo especializado para coordenar políticas ambientais transversais em toda a instituição.
Representatividade para o Cariri
Durante o 27º FNESP, o professor Jaime Romero destacará o papel da Unileão como referência em práticas sustentáveis e que é possível conciliar excelência acadêmica com responsabilidade socioambiental. A participação também posiciona o Cariri como polo de inovação ambiental e de educação transformadora, projetando a região no cenário nacional.
“Nossa participação demonstra que universidades do interior lideram debates globais sobre sustentabilidade”, afirma.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.