(88)99216-3040

Estudantes e docente do Mestrado da Unileão publicam artigo sobre atenção em sala de aula no período pós-pandemia

Estudo aborda os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais na aprendizagem no contexto pós-pandemia da COVID-19.

01/10/2025 16:14 pm - Atualizado em 01/10/2025 16:15 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Cinco estudantes e um docente do Mestrado em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tiveram um artigo aprovado para publicação na Revista Científica Multidisciplinar O Saber. O trabalho, intitulado “Desafios da concentração em sala de aula no pós-pandemia: uma revisão bibliográfica sobre os efeitos do uso de telas em alunos do ensino fundamental”, aborda os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais na aprendizagem no contexto pós-pandemia da COVID-19.

O artigo foi desenvolvido por Ana Cláudia Gomes Arraes, Arlan Erick dos Santos, Marly Otília dos Santos, Manoel Pereira da Rocha Neto e Maria Zuli Morais Farias de Souza. A pesquisa discute como a superexposição às telas pode afetar a atenção, a memória e a motivação dos estudantes, além de propor estratégias pedagógicas que estimulem a autorregulação, o foco e o engajamento escolar.

Tecnologias e atenção em sala de aula

Para a professora Maria Zuli, uma das autoras, a relevância do estudo vai além do cenário local e reflete uma discussão que interessa ao mundo todo. “A contribuição é de extrema importância, e isso a nível mundial, com o uso das novas tecnologias. O artigo nos traz uma reflexão em relação à concentração em sala de aula, para que os alunos possam ampliar sua atenção e aprender a dosar esse uso. O que percebemos é que os estudantes hoje estão demonstrando um nível de concentração menor, e isso nos faz reelaborar estratégias pedagógicas para uma nova formatação em relação à educação e ao uso dessas tecnologias”, destaca.

Outro ponto levantado por ela é a diferença entre gerações em relação ao acesso à tecnologia. “Nós, que pertencemos a uma geração anterior, não tivemos esse contato tão intenso com as tecnologias. Já os nativos digitais nasceram imersos nesse contexto e, para o professor em sala de aula, conciliar essas realidades é desafiador. O artigo traz exatamente esse equilíbrio, mostrando como o docente pode lidar com essas situações e, pedagogicamente, garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Ela também ressalta que o trabalho só foi possível graças à experiência no mestrado da Unileão. “Em relação ao mestrado, foi somente por meio dele que eu pude, de forma científica, contribuir para as futuras gerações, inclusive com um tema que, de certa forma, também se relaciona com o da minha dissertação”, comenta.

Já Marly Otília, também autora do trabalho e servidora pública, afirma que desenvolver um estudo sobre o assunto é extremamente relevante no contexto atual, marcado por inovação, inclusão e muitas tecnologias. Para ela, o mestrado oferece uma formação acadêmica sólida, com base teórica e tecnológica. “Os docentes oferecem uma discussão crítica acerca das disciplinas estudadas proporcionando ao discente um olhar crítico e analista da realidade”, finaliza.

Acesse o estudo na íntegra!


COMPARTILHE: