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Professor da Unileão é premiado pelo Conselho Regional de Educação Física e recebe Comenda Maria Lenk

O coordenador dos cursos de Educação Física da Unileão, professor José de Caldas, conquistou o 1º lugar no Prêmio CREF5 Saber Científico, na categoria Teses de Doutorado.

06/10/2025 11:28 am - Atualizado em 06/10/2025 11:29 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O coordenador dos cursos de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), professor José de Caldas, conquistou o 1º lugar no Prêmio CREF5 Saber Científico, na categoria Teses de Doutorado. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, e ocorreu de 18 a 20 de setembro, em Fortaleza.

O trabalho, intitulado “Corpo e (des)colonialidade na Educação Física: histórias de vida e formação docente de professores da rede municipal de Juazeiro do Norte, CE”, é a tese de doutorado do professor Caldas, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Para o professor, receber essa premiação representa o reconhecimento da produção científica desenvolvida no interior do Ceará e reforça o compromisso com uma Educação Física crítica, plural e socialmente engajada.

“Este prêmio simboliza o reconhecimento da produção de estudos no interior como espaços legítimos de construção de conhecimento, que contribuem para a qualidade da formação docente e para o fortalecimento das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural e epistemológica. É uma conquista coletiva, que reafirma a importância de olhar para nossas realidades locais com rigor científico e compromisso social”, afirma.

Saiba mais sobre o estudo

O estudo investiga como a perspectiva da (des)colonialidade pode contribuir para a valorização dos saberes e práticas corporais, promovendo uma compreensão mais holística e integrativa do corpo, respeitando a diversidade cultural na formação docente e no currículo escolar. A metodologia utilizada foi a entrevista narrativa autobiográfica, que possibilitou analisar como trajetórias de vida, percursos formativos e práticas docentes influenciam a concepção de corpo na Educação Física.

Como resultado, o professor Caldas destaca que, embora as concepções sobre o corpo ainda sejam marcadas por estruturas coloniais persistentes, especialmente no ambiente escolar, também existem evidências de resistência e transformação nas práticas pedagógicas dos professores.

Segundo o professor, a relevância de realizar um estudo sobre o assunto consiste no fato de evidenciar como os processos formativos e as trajetórias de vida dos docentes expressam dimensões da (des)colonialidade do saber, do ser e do poder. “Analisar a formação docente a partir dessa perspectiva permite compreender como os professores ressignificam suas práticas e constroem novas possibilidades de atuação, desafiando as lógicas coloniais ainda presentes na escola. Esse movimento demonstra a potência das histórias de vida como caminho para a construção de uma Educação Física mais crítica, emancipatória e comprometida com a equidade”, disse.

Confira a tese na íntegra! 

Comenda Maria Lenk 

Na última semana, o professor Caldas recebeu a Comenda Maria Lenk, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em sua área de atuação. A honraria foi oficializada por meio da Resolução Legislativa nº 1.417, de 15 de agosto de 2025, de autoria da vereadora Professora PG (Podemos). A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo em prestigiar categorias que desempenham papel fundamental na sociedade.

A criação da comenda simboliza o reconhecimento ao trabalho dos profissionais de Educação Física na promoção do esporte, da qualidade de vida e da inclusão social. Durante a solenidade, a parlamentar destacou a relevância da categoria, ressaltando que a valorização desses profissionais representa um ato de justiça e de respeito.

“Receber a Comenda Maria Lenk pelos serviços prestados à minha área de atuação, em especial na formação de professores de Educação Física no ensino superior e na condução de projetos voltados às escolas da rede pública municipal, é muito valioso. Esse reconhecimento valoriza o papel dos professores de Educação Física na educação básica, que ainda é uma luta constante para que possamos ampliar a presença da disciplina nas escolas, especialmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, espaços em que ainda não conseguimos atuar de forma efetiva”, ressaltou o professor Caldas.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


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