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Laboratório de Inovação da Unileão ajuda a impulsionar desenvolvimento sustentável e tecnológico no Cariri

Vinculado ao curso de Administração, Laboratório desenvolve pesquisas em tecnologia e estimula criação de projetos voltados às demandas regionais, com participação de estudantes, empresas e comunidade local.

03/11/2025 14:00 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) vem fortalecendo a inovação no Cariri por meio do Laboratório de Inovação e seus projetos e programas, iniciativa vinculada ao curso de Administração e desenvolvido de forma institucional. O programa buscar aproximar universidade, empresas e poder público, estimulando a criação de soluções práticas e sustentáveis para os desafios da região.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Noélia Marques, o Laboratório de Inovação foi concebido para integrar o aprendizado acadêmico às demandas do mercado e das comunidades locais, tornando a formação dos estudantes mais dinâmica e alinhada às transformações do mundo do trabalho.

“Nosso objetivo é formar alunos que pensem de forma inovadora e atuem como agentes de transformação no Cariri. O Laboratório de Inovação é uma ponte entre ideias e soluções, aproximando a universidade das demandas regionais”, explica.

Laboratório de aprendizagem e empreendedorismo

O Laboratório de Aprendizagem, Prototipagem e Inovação Sistêmica (LAPIS), programa desenvolvido dentro do Laboratório de Inovação,  adota métodos modernos de ensino, conhecidos como metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizado. Entre essas metodologias estão o Design Thinking, o Lean Startup, a Prototipagem Rápida e a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). A proposta é transformar o Cariri em um grande espaço de prática, onde os alunos aprendem a partir de situações reais, desenvolvendo soluções em parceria com empreendedores, empresas e instituições públicas da região.

Entre as parcerias de destaque está a colaboração com a Ma Chérie, na criação de soluções inovadoras para as demandas da organização.  A iniciativa também prevê a criação de um programa de capacitação voltado a funcionários, gestores e demais colaboradores do negócio.

O Laboratório também atua em rede com centros de inovação, como o Sebrae, universidades parceiras e startups locais, ampliando o alcance e o impacto das ações. Segundo a professora Noélia Marques, essa rede de colaboração “fortalece o desenvolvimento econômico e social do Cariri, conectando conhecimento acadêmico e práticas de mercado”.

Projetos unem ciência e impacto social

Os projetos desenvolvidos no LAPIS envolvem estudantes de cursos como Administração, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, além de alunos do ensino médio de escolas públicas profissionalizantes.

Entre os destaques está o “Ordem Oculta”, um jogo digital interativo para apoiar pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Combinando neurociência e inclusão educacional, a iniciativa apresenta grande potencial de aplicação em escolas e clínicas especializadas. Um dos diferenciais é o uso da tecnologia eye-tracking, que permite o monitoramento da atenção dos usuários em tempo real, oferecendo uma experiência inovadora no estímulo à concentração, ao controle inibitório e à memória de trabalho. Além do potencial terapêutico, o jogo se insere na tendência global de edutainment – a fusão entre educação e entretenimento – promovendo o aprendizado ativo e reforçando o compromisso com a inovação social.

Outro projeto é o “ATM Test”, um dispositivo que utiliza dois tipos de sensores: o eletromiográfico e o piezoelétrico. Juntos, permitem monitorar com precisão o funcionamento da mandíbula, o que é essencial para diagnosticar a Disfunção Temporomandibular (DTM), um problema que pode causar dor, estalos e dificuldade para abrir ou fechar a boca. A pesquisa que embasa o desenvolvimento do dispositivo já rendeu uma publicação científica com classificação Qualis A3, evidenciando o compromisso da Unileão com a produção de tecnologia acessível e cientificamente relevante.

Há ainda o projeto de Reabilitação Neuro-Oftálmica, que aposta na tecnologia para ajudar pessoas que estão se recuperando de traumas neurológicos, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou que enfrentam dificuldades de movimento causadas por problemas no cérebro. A ideia é criar interfaces digitais, como programas e dispositivos interativos, para estimular a visão e a coordenação motora, facilitando o processo de reabilitação.

Oportunidades para alunos de escolas públicas

O LAPIS também acolhe estudantes bolsistas da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Otília Correia Saraiva, localizada no município de Barbalha, como Luis Diego Damasceno e Bruno Araujo, que vivenciam experiências práticas sob orientação do professor Wesley Gomes.

“O LAPIS me ajudou a entender como funciona o mundo profissional de verdade. Trabalhar em projetos reais, como o desenvolvimento de um jogo, permite aprender fazendo e lidar com desafios concretos”, diz Luis Diego.

Para Bruno Araujo, a experiência amplia as possibilidades de carreira: “É uma oportunidade nova, dinâmica e profissionalizante. A gente aprende e já aplica o que vê na prática”, afirma.

Inovação como política institucional

Para estruturar e ampliar essas ações, a Unileão estuda a criação da Política Institucional de Inovação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT Unileão). O núcleo será responsável por gerenciar processos de propriedade intelectual, parcerias com empresas, editais de fomento e ações de empreendedorismo acadêmico.

A cerimônia oficial de inauguração das novas instalações do Laboratório de Inovação está prevista para janeiro de 2026, reunindo representantes de empresas, instituições parceiras e autoridades locais.

Sobre o curso de Administração

O curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão) é reconhecido por sua qualidade acadêmica, inovação e compromisso com o desenvolvimento regional. Essa distinção é confirmada por indicadores como o “Estadão Guia da Faculdade”, desenvolvido em parceria com a Quero Educação, uma startup educacional de São José dos Campos (SP). Para saber mais sobre a graduação, clique aqui.

Empreender com inovação, identificando oportunidades na gestão de negócios.


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