Encontro será realizado no dia 21 de novembro, a partir das 9h, no auditório do Bloco E, para discutir saúde, cidadania e direitos no século XXI.
O Mestrado em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará, no dia 21 de novembro, a Mesa-Redonda Internacional “Saúde, Cidadania e Direitos no Século XXI: experiências de humanização na Europa e América Latina e a importância de compreensão das identidades territoriais no contexto do Antropoceno”. O evento ocorrerá a partir das 9h, no Auditório do Bloco E, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para um diálogo transdisciplinar sobre os desafios contemporâneos da saúde, da cidadania e dos direitos humanos em tempos de profundas transformações ambientais e sociais
O evento é destinado a estudantes dos cursos da área da saúde e do direito, além de profissionais de saúde e demais interessados na temática, tanto da Unileão quanto de outras instituições de ensino superior. A proposta reforça o compromisso da Unileão com uma formação crítica, interdisciplinar, articulando ensino, pesquisa e extensão sob uma perspectiva intercultural e global.
A mesa-redonda é uma realização do Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade & Ambiente (UFPB), o Iberoamerican Observatory of Health and Citizenship, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPB) e o Programa de Extensão ERO – Endodontia e Reabilitação Oral (UFPB). Ela está sendo articulada pelo Prof. Pedro Adjedan, que coordena o Programa de Extensão Cultura, Território e Relações Étnicas e é doutorando em Antropologia pela UFPB.
De acordo com o professor, a iniciativa integra a política de internacionalização da Unileão, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e científico com instituições estrangeiras e ampliando o alcance das ações do Mestrado em Ensino em Saúde. “Além de possibilitar diálogos com as graduações, a atividade propõe um espaço de reflexão sobre experiências internacionais, analisando políticas e práticas desenvolvidas na Europa e na América Latina, bem como as suas interfaces com as identidades territoriais, a cidadania e os direitos fundamentais no contexto do Antropoceno”, explica.
Mais do que um evento acadêmico, a mesa representa um marco nas ações de internacionalização e integração universitária, reafirmando o papel da Unileão como espaço de diálogo entre Saúde, Antropologia, Direito, comprometido com a dignidade humana, a diversidade cultural e a sustentabilidade planetária.
Confira a programação:
9h – Abertura com a fala da coordenação da Copex sobre a política de internacionalização da Unileão – Profa. Márcia de Sousa
– Falas da Coordenação do Mestrado da Unileão
Prof. Cícero Magerbio Torres e Prof. Marcus César Belmino
– Mesa-redonda:
Apresentação do Tema
Prof. Ms. Pedro Adjedan – Mediador
Debatedores
Prof. Dra. José Caldas (PPGA/UFPB – Espanha/Portugal/Brasil)
Profa. Dra. Heloísa Pinho (Odonto/UFPB/Universidade do Porto – Portugal/Brasil)
Profa. Dra. Alícia Ferreria (PPGA/UFPB – Brasil)
Profa. Dra. Armelle Jacquemot (Universidade de Poitiers – França)
Profa. Dra. Maristela Oliveira (PPGA/UFPB – Brasil)
Profª. Dra. María Graciela Freyermuth Enciso (Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social, unidade sudeste – MÉXICO)
– Momento de integração com o público.
– Apresentação de temas de pesquisa da primeira turma do curso de Medicina para encerramento da disciplina de Análise Social, Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais.
– Encerramento.