(88)99216-3040

15ª edição do CONFIC celebra 20 anos do curso de Fisioterapia da Unileão com recorde de público e programação ampliada

Evento reuniu cerca de 500 participantes, mais de 20 minicursos e mais de 100 trabalhos científicos apresentados.

10/11/2025 15:50 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

De 4 a 7 de novembro, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a 15ª edição do Congresso de Fisioterapia do Cariri (CONFIC), em uma edição especial que celebrou os 20 anos do curso e reuniu um público recorde: aproximadamente 500 inscritos, entre estudantes, profissionais e participantes externos.

A programação contou com mais de 20 minicursos e cerca de 100 trabalhos científicos apresentados, reforçando o caráter científico, formativo e colaborativo do encontro. O evento também destacou a presença de delegações de diferentes regiões, ampliando o alcance e a troca de experiências entre os participantes.

A edição comemorativa também celebrou a identidade cultural da região, com homenagens a Expedito Seleiro, Epitácio Pessoa e Mestre Noza – que esteve presente durante todos os dias do evento produzindo artesanato no Campus Lagoa Seca.

Conexões em rede e conhecimento em múltiplas dimensões

Para a professora Gardênia Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, esta edição foi marcada por um movimento mais amplo de articulação entre saberes, territórios e práticas profissionais.

“Recebemos uma comissão do município de Belém de São Francisco com 23 estudantes, o que foi uma alegria. Outras cidades de Pernambuco também estiveram presentes. Foi um evento em que trabalhamos a conexão em rede e começamos a discutir como o conhecimento hoje está articulado em muitas dimensões, além de muitas profissões partilhadas ao mesmo tempo”, disse.

Ela destacou ainda que o CONFIC ampliou o diálogo para além das fronteiras do Cariri – literalmente. “Tivemos palestrantes remotos, incluindo dois provenientes dos Estados Unidos e um de São Paulo, que tratou do teleatendimento, uma vertente nova da prática fisioterapêutica. Também discutimos projeção de carreira, marketing digital e recebemos fisioterapeutas que utilizam esse tipo de assessoria no dia a dia”, comentou.

Um dos palestrantes virtuais foi o egresso Fernando Pedro de Souza, que atualmente realiza Pós-doutorado em Cardiologia na University of Minnesota.

“Eu fui da turma 100 do curso de Fisioterapia da Unileão e, na época, ainda tínhamos a Jornada de Fisioterapia – o nome ainda não era CONFIC. Vi os posts da linha do tempo das camisas e ainda tenho todas elas, desde a primeira edição. É uma alegria muito grande participar; é sempre muito bom voltar para casa. Hoje faço meu pós-doc aqui na University of Minnesota, e é importante dizer que, quando estava na graduação, esse era o meu desejo e onde eu queria estar. A Unileão me deu todo o apoio para chegar onde estou, especialmente na pessoa da professora Gardênia, que foi minha orientadora de monografia e quem me ajudou a dar os primeiros passos na carreira científica”, compartilhou na abertura de sua palestra.

Outro ponto marcante foi a presença de grandes nomes da área: “Um dos palestrantes da palestra magna é hoje uma das principais referências do Brasil em prática baseada em evidências, o professor Leonardo Costa, que possui aproximadamente 500 mil seguidores nas redes sociais e amplo reconhecimento nacional e internacional. Foi a primeira vez que esteve no Cariri”, destacou a professora Gardênia.

Experiências práticas, criatividade e protagonismo estudantil

Além das palestras e minicursos, o evento integrou ações inovadoras que aproximaram teoria e prática. Um dos destaques foi o podcast interativo com participação de todas as Ligas Acadêmicas, combinando hands on com criatividade, produção estudantil e comunicação acadêmica – um formato que encantou o público e reforçou o protagonismo discente.

A programação incluiu ainda uma feira de saúde e negócios com vários apoiadores e uma homenagem aos 15 anos do CONFIC, reunindo memórias, camisetas, materiais e registros históricos produzidos pelos próprios estudantes. “O evento é feito por estudantes. A comissão de execução conta com professores, mas é do começo ao fim conduzida pelos alunos do curso, que merecem todo o destaque, porque são extremamente envolvidos e apaixonados pelo que fazem”, reconheceu a professora Gardênia.

Entre os participantes, a estudante Larissa Ribeiro, do 6º semestre de Fisioterapia de outra instituição da região, avaliou a experiência de forma muito positiva. “Foi uma experiência incrível participar do CONFIC. Apresentei três trabalhos junto com minhas amigas. O evento foi muito importante para mim na construção da minha futura carreira, porque tivemos muitos palestrantes que agregaram bastante para a gente”, ressaltou.

Confira os registros do CONFIC!

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: