Cada vez mais, vemos que as vagas de emprego são raras e escassas. Apesar disso, existem áreas que não perdem o fôlego e só demandam mais e mais profissionais. Desde que sejam preparados, é claro. É o caso da Tecnologia da Informação.

Neste post, vamos falar sobre a transformação digital da atualidade, a necessidade do mercado por bons profissionais da área de Tecnologia da Informação e cursos de especialização na área. Que tal saber mais sobre o tema? Boa leitura!

O que é Tecnologia da Informação?

Antes de mais nada, é necessário que falemos um pouco mais sobre a área de Tecnologia da Informação, trazendo a sua definição em si. Esse nome é relativo às atividades digitais que gerenciam, protegem, processam e armazenam informações.

Daí vem o nome Tecnologia da Informação, também chamado de TI. A atividade diz respeito à combinação de hardware com software. Mantendo-se condizente às atividades que devem ser desempenhadas no contexto da tecnologia, é claro.

No mundo digital, o objetivo de um projeto de TI pode ser dos mais diversos. Geralmente, são ligados à necessidade de se desenvolver modos de armazenar informação (que são geradas aos montes na atualidade) ou de tornar seguras as informações.

Por que se preocupar com a atualização nos dias de hoje?

Afinal de contas, por que existe essa imperativa necessidade de atualização nos dias de hoje? Especialmente para quem atua ou deseja atuar em profissões relacionadas às novas tecnologias, essa questão é primordial.

Ao fazer um plano de carreira, é necessário colocar informações sobre onde se deseja chegar, e os passos para alcançar tal objetivo. E, hoje vemos os avanços ocorrerem cada vez mais com maior velocidade.

As novas tecnologias de hoje são o normal de amanhã, e o defasado de semana que vem. Por conta disso, é importante ter uma boa base de estudo, que permita se atualizar. E a atualização é essencial para não ficar à margem das oportunidades do mercado.

A atualização tecnológica na área de TI

Na área da Tecnologia da Informação, são demandados diversos perfis de profissionais para os próximos anos. Especialmente os que tenham como qualidade a liderança e possam trabalhar com inteligência artificial.

Trabalho não vai faltar. Entretanto, esse conhecimento deve sempre ser atualizado. De acordo com as exigências atuais do mercado, que estão em constante movimentação.

Ter cursos complementares, além da graduação, é uma forma de se destacar no mercado. Também para mostrar aos recrutadores como você se importa em aprofundar os seus conhecimentos.

Na maioria das vezes, as pós (assim como os cursos livres) são focadas em temas que o aluno mais gosta!

Quais são as opções de cursos na área de tecnologia?

Se você já é graduado na área de Tecnologia da Informação, há algumas opções de cursos que você pode fazer para aprofundar os seus conhecimentos na área, atualizar-se e enriquecer o currículo.

Uma boa pedida é investir em uma pós-graduação. Esse tipo de curso é moldado exatamente para o profissional que já se graduou. Ou seja: já está inserido, na maioria das vezes, no mercado de trabalho. Não tem mais tanto tempo para frequentar aulas presenciais e precisa se aprofundar em algum tema.

Além disso, uma pós é uma excelente forma de entrar em um mercado mais nichado, que exija conhecimentos mais profundos. Abaixo, confira algumas opções de pós-graduação no tema.

Especialização em Engenharia de Software

O curso de pós-graduação em Engenharia de Software serve para formar profissionais aptos a resolverem problemas da atualidade. Sejam do mercado, de empresas ou da sociedade.

O aluno desse curso aprende a ter uma percepção aguçada de uma empresa produtora de software, podendo atuar na área.

No curso, o aluno vai aprender a aplicar técnicas, modelos e ferramentas da engenharia de software em prol do desenvolvimento.

Além disso, o profissional vai produzir softwares de alta qualidade. Tudo isso pensando na experiência do usuário e na usabilidade da ferramenta. Esse é o papel do profissional dessa área.

Especialização em Redes de Computadores com ênfase em Segurança da Informação

Agora, vamos falar um pouco sobre a pós-graduação em Redes de Computadores com ênfase em Segurança da Informação. Esse curso, por sua vez, atua como uma especialização e também uma forma de reciclagem para os profissionais.

Quem faz esse curso torna-se capaz de identificar e solucionar problemas em rede, projetar redes de alto desempenho, pensar em soluções corporativas, entre outros ofícios das áreas de Segurança da Informação e Segurança em Ambientes de Tecnologia da Informação.

Ou seja, é uma forma de estar ainda mais capacitado na área de TI para realizar qualquer tipo de atividade que envolva a busca por soluções tecnológicas. É um modo de ter um currículo que chame mais atenção, e de mostrar mais habilidades aos recrutadores.

A Tecnologia da Informação é uma área muito presente nos dias de hoje, especialmente quando se fala em oportunidades de emprego. Por conta disso, buscar uma especialização em TI pode ser uma boa opção para ter sucesso no futuro.

Você gostou de saber um pouco mais sobre Tecnologia da Informação? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você.

Aproveite que terminou a leitura e saiba mais sobre os cursos de Tecnologia da Informação da Unileão.