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  1. INTRODUÇÃO

O Laboratório de Aprendizagem, Prototipagem e Inovação Sistêmica (L.A.P.I.S.) faz parte do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e tem o foco na pesquisa no desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e soluções. O L.A.P.I.S. oferece um ambiente propício à criatividade e à colaboração entre profissionais de diversas áreas, além de estimular o trabalho transdisciplinar. Nesse espaço, novas abordagens são exploradas, conceitos são testados e protótipos inovadores são criados. O L.A.P.I.S. tem o potencial de impulsionar a inovação, promovendo a criação de produtos, serviços ou processos disruptivos que transformam positivamente a sociedade, a economia ou o setor em que estão inseridos. Em um ambiente dinâmico, que encoraja a experimentação, o aprendizado contínuo e a busca por soluções inovadoras diante de desafios complexos, o L.A.P.I.S. se destaca no contexto do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

  1. OBJETIVOS

2.1.OBJETIVO GERAL

Impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com potencial de impactar positivamente a sociedade e a economia.

2.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender e definir o problema: Identificar e entender profundamente o problema ou necessidade a ser abordada, considerando as perspectivas de indivíduos, sociedade e meio ambiente.
  • Pesquisar e observar: Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas, além de observações diretas, para coletar dados relevantes sobre o comportamento, as necessidades de indivíduos, sociedade e meio ambiente.
  • Gerar ideias: Estimular o brainstorming e a criatividade para explorar diversas soluções potenciais para o problema identificado, sem julgamentos ou limitações iniciais.
  • Prototipar soluções: Desenvolver protótipos rápidos e iterativos das ideias geradas, permitindo a visualização e o teste prático das possíveis soluções.
  • Testar e validar: Submeter os protótipos a testes com usuários reais, coletando feedbacks e insights para validar a eficácia das soluções propostas e realizar ajustes necessários.
  • Implementar e iterar: Refinar as soluções com base nos resultados dos testes, iterando o processo conforme necessário até alcançar uma solução final viável e eficaz para ser implementada no mercado.
  • Colaboração transdisciplinar: Facilitar a interação entre profissionais de diferentes áreas e especialidades, promovendo a diversidade de perspectivas.
  • Impacto Social e Econômico: Buscar soluções que possam contribuir positivamente para a sociedade e a economia do Cariri.
  • Incentivar a Cultura Inovadora: Estimular uma mentalidade inovadora e empreendedora entre os participantes, promovendo a resolução de problemas de maneira criativa.
  1. EIXO DE ATUAÇÃO

O L.A.P.I.S. como um ambiente dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e soluções através da pesquisa, colaboração, experimentação e aprendizado contínuo, atua em dois eixos:

3.1.PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

Como um eixo de atuação, a P&D representa uma área estratégica na qual são concentrados esforços e recursos para a realização de pesquisas científicas, tecnológicas e experimentais, visando o desenvolvimento de novos conhecimentos, produtos, processos ou serviços. As bases de pesquisa do L.A.P.I.S. funcionam como núcleos de inovação transdisciplinar, onde profissionais de diversas áreas do conhecimento se unem para desenvolver soluções que transformam vidas.

3.2.EDUCAÇÃO

Com foco no fortalecimento de grupos minoritários, o eixo de Educação desempenha um papel crucial na adaptação às rápidas e constantes mudanças no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Por meio da promoção da atualização de habilidades, facilita-se a resposta às demandas do mercado de trabalho, possibilita-se a transição para novas carreiras ou indústrias e estimula-se a inclusão social e o desenvolvimento comunitário

  1. METODOLOGIA

A metodologia para manutenção e evolução dos projetos envolve a formação de equipes de cinco membros, incluindo um autor do projeto, dois estudantes de desenvolvimento de sistemas e dois de administração, orientados por um professor que utiliza o Scrum como framework ágil. A gestão é feita por meio de encontros presenciais semanais e reuniões diárias online, com eventos de planejamento, revisão e retrospectiva do sprint, além de acompanhamentos individuais. Os projetos têm duração de quatro meses, com a entrega de um MVP ao final. Como a instituição não oferece cursos na área de desenvolvimento de sistemas, parcerias com escolas profissionalizantes serão estabelecidas para integrar alunos dessas áreas nas equipes, sendo oferecida uma bolsa mensal para apoiar esses estudantes.

  1. PROJETOS DO L.A.P.I.S.

Os projetos do L.A.P.I.S. abordam diversas áreas, como saúde, educação, ambiente e tecnologia. Exemplos incluem:

  • ATM Test: Dispositivo para leitura dos músculos da articulação temporomandibular, combinando hardware e software.
  • Plataforma de Realidade Virtual: Ambiente imersivo para reduzir a ansiedade em tratamentos odontológicos.
  • Objeto Virtual de Aprendizagem: Ferramenta gamificada para o ensino de conteúdos teóricos na educação física.
  • Interface de Reabilitação Interativa: Ambiente virtual para tratamento de pacientes com déficit oculomotor e disfunções neurológicas.

Esses projetos seguem a metodologia de Design Thinking e são desenvolvidos em fases de prototipagem, testes e iteração, com foco em inovação e impacto social positivo.

  1. OPERACIONAL

Docentes responsáveis:

FRANCISCO WESLEY GOMES BEZERRA

NÓELIA MARQUES