O Laboratório de Aprendizagem, Prototipagem e Inovação Sistêmica (L.A.P.I.S.) faz parte do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e tem o foco na pesquisa no desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e soluções. O L.A.P.I.S. oferece um ambiente propício à criatividade e à colaboração entre profissionais de diversas áreas, além de estimular o trabalho transdisciplinar. Nesse espaço, novas abordagens são exploradas, conceitos são testados e protótipos inovadores são criados. O L.A.P.I.S. tem o potencial de impulsionar a inovação, promovendo a criação de produtos, serviços ou processos disruptivos que transformam positivamente a sociedade, a economia ou o setor em que estão inseridos. Em um ambiente dinâmico, que encoraja a experimentação, o aprendizado contínuo e a busca por soluções inovadoras diante de desafios complexos, o L.A.P.I.S. se destaca no contexto do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.
2.1.OBJETIVO GERAL
Impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com potencial de impactar positivamente a sociedade e a economia.
2.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O L.A.P.I.S. como um ambiente dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e soluções através da pesquisa, colaboração, experimentação e aprendizado contínuo, atua em dois eixos:
3.1.PESQUISA & DESENVOLVIMENTO
Como um eixo de atuação, a P&D representa uma área estratégica na qual são concentrados esforços e recursos para a realização de pesquisas científicas, tecnológicas e experimentais, visando o desenvolvimento de novos conhecimentos, produtos, processos ou serviços. As bases de pesquisa do L.A.P.I.S. funcionam como núcleos de inovação transdisciplinar, onde profissionais de diversas áreas do conhecimento se unem para desenvolver soluções que transformam vidas.
3.2.EDUCAÇÃO
Com foco no fortalecimento de grupos minoritários, o eixo de Educação desempenha um papel crucial na adaptação às rápidas e constantes mudanças no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Por meio da promoção da atualização de habilidades, facilita-se a resposta às demandas do mercado de trabalho, possibilita-se a transição para novas carreiras ou indústrias e estimula-se a inclusão social e o desenvolvimento comunitário
A metodologia para manutenção e evolução dos projetos envolve a formação de equipes de cinco membros, incluindo um autor do projeto, dois estudantes de desenvolvimento de sistemas e dois de administração, orientados por um professor que utiliza o Scrum como framework ágil. A gestão é feita por meio de encontros presenciais semanais e reuniões diárias online, com eventos de planejamento, revisão e retrospectiva do sprint, além de acompanhamentos individuais. Os projetos têm duração de quatro meses, com a entrega de um MVP ao final. Como a instituição não oferece cursos na área de desenvolvimento de sistemas, parcerias com escolas profissionalizantes serão estabelecidas para integrar alunos dessas áreas nas equipes, sendo oferecida uma bolsa mensal para apoiar esses estudantes.
Os projetos do L.A.P.I.S. abordam diversas áreas, como saúde, educação, ambiente e tecnologia. Exemplos incluem:
Esses projetos seguem a metodologia de Design Thinking e são desenvolvidos em fases de prototipagem, testes e iteração, com foco em inovação e impacto social positivo.
Docentes responsáveis:
FRANCISCO WESLEY GOMES BEZERRA
NÓELIA MARQUES