Enfermagem realiza atividades sobre alimentação saudável em escola do Cariri

Ações aconteceram entre os dias 30 de agosto e 20 de setembro, na EEF Demóstenes Ratts Barbosa, localizada em Juazeiro do Norte. A alimentação saudável tem grande influência sobre o sistema imunológico e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.  Buscando prevenir o surgimento de […]

04/10/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A alimentação saudável tem grande influência sobre o sistema imunológico e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.  Buscando prevenir o surgimento de doenças que podem ser evitadas com hábitos alimentares frequentemente aconselhados por médicos e nutricionistas, os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado 1 do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram, entre os dias 30 de agosto e 20 de setembro, ações na EEF Demóstenes Ratts Barbosa, localizada em Juazeiro do Norte.

A iniciativa, ligada ao projeto de extensão “Alimentação saudável para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”, foi desenvolvida para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental.

No dia 30 de agosto, os acadêmicos entregaram panfletos para as crianças que mostravam dez passos para uma alimentação saudável. A partir disso, a sala foi dividida em grupos para a realização de uma brincadeira de passa ou repassa sobre a temática.

No segundo encontro, que ocorreu dia 6 de setembro, os alunos foram novamente divididos em equipes e participaram de um jogo da memória contendo alimentos saudáveis. No final de cada rodada, um aluno de Enfermagem revelava os valores nutricionais de cada alimento descoberto.

No dia 13 de setembro, foi abordado com as crianças o tema “Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis”. Na oportunidade, foram apresentados aos alunos diversos tipos de alimento saudáveis e não saudáveis por meio de uma caixa mágica. A comida deveria ser classificada pela turma de acordo com três categorias: alimentos que podem ser consumidos às vezes; alimentos que devem ser sempre consumidos; e alimentos que devem ser evitados. O encerramento das atividades do projeto aconteceu no dia 20 de setembro.

“Ações como essas ajudam a cumprir o papel da Enfermagem como área capaz de conscientizar e auxiliar a população, visando o combate às doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemia”, avaliou a preceptora do curso de Enfermagem Maria do Socorro, responsável pelo projeto de extensão. Segundo a docente, as atividades ainda possibilitaram a interação dos alunos do curso com a comunidade.