(88)99216-3040

Unileão adere à campanha Outubro Rosa e conscientiza a população sobre o câncer

Campanha internacional é celebrada anualmente desde os anos 90.

13/10/2021 10:37 am - Atualizado em 13/10/2021 10:57 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Sendo uma das campanhas das cores mais conhecidas, o Outubro Rosa chama a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. Em apoio a esse movimento global, celebrado anualmente desde os anos 90, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) busca informar e promover a conscientização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

Enfermagem na prevenção e diagnóstico precoce das doenças

Segundo a profa. Allya Mabel, docente do curso de Enfermagem da Unileão, o câncer de mama e de colo do útero são abordados na graduação de forma a atualizar os conhecimentos dos estudantes nos princípios éticos e científicos dessas patologias, para aplicação do desempenho e condução dos casos com uma atenção integral à saúde da mulher em seu contexto social, econômico e cultural.

Além disso, o curso realiza, durante todo o ano, ações com o intuito de incentivar a prevenção e auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Câncer de mama em animais

De acordo com a profa. Araceli Alves Dutra, docente do curso de Medicina Veterinária da Unileão, os animais também podem ser acometidos pelo câncer de mama. Para a identificação dessa patologia, os tutores devem ficar atentos aos sinais, como:

  • Aumento de volume nodular nas mamas – caroços em sua grande maioria firmes – que podem ulcerar e formar feridas que não cicatrizam. Esse sintoma pode ser observado em uma ou mais glândulas mamárias do animal;
  • Dor na palpação das mamas;
  • Secreção.

“O próprio tutor deve realizar a palpação de todas as mamas e, ao sentir os nódulos, deve imediatamente levar o animal ao veterinário. Para diagnóstico, poderão ser realizados exames citológicos e histopatológicos (biópsias). É importante salientar que os pacientes devem passar por outros exames para estadiamento da doença e para diagnosticar presença de metástase”, observa a profa. Araceli Alves Dutra.

Hospital Veterinário da Unileão atende animais com câncer de mama

O Hospital Veterinário da Unileão atende animais com câncer de mama ou com outros tipos de tumores, realizando exames para o diagnóstico seguro da doença, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Os tutores interessados nos atendimentos podem entrar em contato pelo WhatsApp (88) 2101-1030 para obterem mais informações sobre os serviços e agendamentos. Os procedimentos são realizados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unileão, sob a orientação de professores especialistas com ampla experiência prática nas respectivas áreas de atendimento.

Atividades para colaboradoras da Unileão

Entre os dias 27 e 29 de outubro, no período da tarde, serão realizados momentos de apresentação da proposta do Outubro Rosa, como o objetivo da campanha e um pouco sobre a história da iniciativa; uma explicação sobre o câncer de mama e de colo do útero, riscos, tratamento e, por último, uma demonstração prática de como fazer o autoexame de mama. Essas atividades serão conduzidas por alunas da Liga Acadêmica em Uroginecologia e Obstetrícia (LAUGO), que é coordenada pela profa. Carolina Macedo.

Confira os dias, horários e locais das ações:

Data: 27/10

Horário: 13h30 às 14h | 14h15 às 14h45

Campus: Crajubar

Local: Auditório

 

Data: 28/10

Horário: 13h30 às 14h | 14h15 às 14h45

Campus: Saúde

Local: Sala 10 (Sala de Reunião)

 

Data: 29/10

Horário: 13h30 às 14h | 14h15 às 14h45

Campus: Lagoa Seca

Local: Sala Multifuncional, Bloco F

Câncer de mama

O câncer de mama é ocasionado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente, formando um tumor maligno. A doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas.

Sinais e sintomas do câncer de mama:

  • Nódulo súbito;
  • Nódulo axilar;
  • Alterações na pele do mamilo (secreção, prurido, vermelhidão);
  • Saída de secreção espontânea unilateral;
  • Inflamação mamária (aspecto de casca de laranja).

Para que possa observar qualquer alteração nas mamas, é fundamental que a mulher busque conhecer bem o seu corpo e, ao perceber alguma anormalidade, procure um médico para que seja investigado o risco de se tratar de câncer. Quando diagnosticado em fases iniciais, pode ser tratado com mais chances de cura, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos.

Hábitos que previnem o câncer de mama

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:

  • Controle do tabagismo e etilismo;
  • Controle do ganho de peso;
  • Amamentação prolongada;
  • Evitar o uso prolongado de anticoncepcional;
  • Evitar sedentarismo;
  • Realizar atividade física regular;
  • Alimentação saudável.

Além dessas atitudes e como forma de prevenção, indica-se que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem apresentar sintomas.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) muito frequentes e que não causa doença na maioria das vezes. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são quase sempre curáveis. Por isso, é importante a realização periódica do exame.

A infecção genital tem desenvolvimento lento e pode ser assintomática em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Confira fatores de risco para o câncer de colo de útero:

  • Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;
  • Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados);
  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

COMPARTILHE: