Curso de Biomedicina da Unileão desenvolve 8 projetos de extensão na área de Saúde e Educação

Direcionados aos alunos do 1° ao 8° semestre do curso, cada projeto está ligado às temáticas estudadas em sala de aula.

03/05/2022 08:57 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está desenvolvendo oito projetos de extensão na área de Saúde e Educação, voltados para os alunos matriculados do 1° ao 8° semestre, que com as ações estão ampliando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas. Os projetos do 1° ao 4° semestre são coordenados pela professora Amanda Karine de Sousa. Já os do 5° ao 8° semestre, pela professora Helenicy Nogueira Holanda Veras.

Os projetos são desenvolvidos em praças, lugares externos, escolas de ensino fundamental e médio, Unidades Básicas de Saúde, Clínica-Escola da Unileão, entre outros locais, ofertando serviços de saúde e informações sobre cada temática abordada. A vivência fora da sala de aula e o compartilhamento de experiências e conhecimento contribui para a formação profissional e capacita melhor os alunos para a futura área de atuação.

Cada semestre está encarregado de uma ação de extensão. Os acadêmicos do primeiro semestre são responsáveis pelo projeto “Conscientização sobre Doação de Sangue”, que tem como objetivo levar informações sobre a importância da doação de sangue e oferecer serviços de tipagem sanguínea para a comunidade. O projeto tem parceria com o Hemoce de Juazeiro do Norte.

Já o segundo semestre do curso está à frente do projeto “Educação Ambiental”, que visa desenvolver práticas de preservação do meio ambiente e promover a sustentabilidade por meio das ações realizadas.

No terceiro semestre, os estudantes trabalham com o projeto “Doenças Infecciosas e Parasitárias”, e levam para a população materiais informativos sobre dengue, chikungunya e outras doenças, ensinando melhores formas de evitar a proliferação.

O quarto semestre é encarregado do projeto “Doenças de Pele e Fotoproteção”, onde colocam em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de estética, levando para a comunidade informações e dicas sobre proteção e cuidados com a pele.

O quinto semestre desenvolve o projeto “Bioquímica Clínica para Promoção da Saúde: Descomplicando a Diabetes Mellitus”, realizado em escolas públicas de ensino médio e praças da cidade de Juazeiro do Norte, com o objetivo de alertar e informar a população sobre a diabetes. A ação também oferece testes rápidos de glicemia.

No sexto semestre do curso, o projeto abordado é o “Educação sexual para a comunidade e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, levando informações sobre prevenção, cuidados e tratamentos dessas infecções, e facilitando o acesso a testes rápidos de IST’s para o público. A ação é de extrema relevância, considerando a escassez de debates e discussões informativas envolvendo a temática, que ainda é um tabu na educação e na sociedade.

Os acadêmicos do sétimo semestre conduzem o projeto “Saúde da mulher na comunidade”, realizado em Unidades Básicas de Saúde, abrigos, associações de apoio à mulher, CRAS e escolas de ensino médio. A ação busca promover o cuidado com a saúde e bem-estar das mulheres, levando conhecimento sobre o tema e pautando a importância de se informar.

No oitavo semestre, os alunos realizam a “Campanha de doação de sangue”, que promoverá uma ação no campus Saúde da Unileão, no dia 25 de maio, em parceria com o Hemoce. Além da ação, o projeto também busca informar sobre a importância da doação de sangue.

Todos os projetos desenvolvidos reforçam a pertinência das ações de extensão para os estudantes, que têm a oportunidade de adquirirem experiência antes de estarem totalmente inseridos no mercado de trabalho da área profissional escolhida, e para a comunidade, que adquire acesso à saúde, educação e informação de qualidade.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.