Ligas Acadêmicas dos alunos da Unileão realizam ações de Assistência à Saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Os atendimentos acontecem presencialmente na Casa de Acolhimento Santa Bernadete, na cidade de Juazeiro do Norte.

13/05/2022 08:01 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

As Ligas Acadêmicas de Imunologia (LAI), Bioquímica Clínica (LABIC), Biomedicina Estética (LABE), Farmacologia (LAFARM) e Microbiologia Clínica (LAMICLIN), dos alunos da Unileão, estão desenvolvendo, em conjunto, ações de Assistência à Saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto, que conta com a parceria da Comunidade Católica Shalom, está realizando atendimentos nas terças-feiras, a partir das 14h, na Casa de Acolhimento Santa Bernadete, em Juazeiro do Norte. Dentre as atividades oferecidas estão serviços de saúde e a realização de palestras informativas para o público.

A ação de extensão promoveu o primeiro atendimento no dia 3 de maio, conduzido pela LABIC. Na ocasião, as pessoas assistidas pela Casa de Acolhimento tiveram acesso a aferição de pressão arterial e de dosagem de glicemia capilar. A programação contou ainda com uma palestra, ministrada pelos membros da LABIC, sobre diabetes e hipertensão.

“O primeiro dia foi muito satisfatório, pois muitos dos assistidos há muito tempo não iam ao posto médico para saber como está a sua saúde e as suas taxas. O momento da palestra sobre doenças foi muito importante. Os usuários gostaram muito e ficaram agradecidos pela informação dada pela equipe”, relata a coordenadora da Casa de Acolhimento Santa Bernadete, Gracilene Silva.

O segundo atendimento, realizado no dia 10 de maio, foi conduzido pelos alunos voluntários da LABE. O encontro foi voltado para os cuidados e prevenção contra o câncer de pele e ofertou higienização e proteção facial para os participantes.

“Se eu fosse dar uma nota a esse projeto seria nota 11. Ter vocês aqui todas as terças nos alegra. No começo ficamos tímidos, mas o jeito que vocês falam nos encantam. Aprendemos muito. Eu participei dos dois dias e aprendi demais. Fico muito feliz pelo cuidado que vocês têm com a gente. ‘Tô’ ansioso para as próximas terças”, diz Érico, um dos atendidos pelas atividades promovidas.

O programa busca reforçar a importância de levar acesso à informação e saúde de qualidade para a comunidade, e incentivar os estudantes membros das Ligas envolvidas a buscar experiências no âmbito da extensão e do contato com o público para além dos muros da IES.

“Espera-se, com este programa, uma conscientização e melhora na saúde desta população, ajudando-a a dar mais um passo na busca da mudança de vida, da dignidade que lhe é de direito. O programa também se faz relevante na medida em que permite aos alunos, sendo supervisionados, exercerem, na prática, seus conhecimentos, e entenderem as diversas realidades”, explica a professora e coordenadora da ação, Dayane Aquino.

“A experiência nessa ação foi de grande importância. Inclusive, me fez refletir não somente acerca da minha visão como futuro profissional, mas como pessoa. Pois, sabemos que conhecimento e saúde são direitos básicos de todos os seres humanos e, acredito que seja um dever de todos nós, especialmente profissionais e futuros profissionais da saúde, a dedicação em proporcionar com qualidade experiências como essa que a LABIC iniciou. Este é até um excelente exemplo de como a universidade pode se conectar com a comunidade”, comenta o aluno do 6° semestre do curso de Biomedicina e membro da LABIC, Vítor Lucas.