Unileão conclui 37º Encontro Pedagógico com reflexões voltadas à diversidade e inclusão no ensino superior

Programação ressaltou importância de uma educação cada vez mais comprometida com a diversidade, o respeito e o bem-estar coletivo.

01/08/2023 14:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão) concluiu, nesta terça-feira (26), o 37º Encontro Pedagógico 2023.2, que reuniu aproximadamente 240 participantes.

Inspirado no tema “Entre evidências e vivências: dialogando sobre diversidade e inclusão no ensino superior”, o evento oportunizou momentos de integração, partilha e diálogo sobre as diversas experiências dos professores e das áreas de apoio ao pedagógico.

A programação, iniciada na segunda-feira (24), trouxe duas mesas-redondas que destacaram a “Neurodiversidade e pessoa com deficiência: Inclusão no ensino superior” e as Singularidades e diversidades na formação acadêmica:  subjetividades atravessadas no contexto do ensino superior”.

A pró-reitora pedagógica, professora Sônia Isabel, também participou da abertura. Por videochamada, ela deu as boas-vindas aos docentes, desejando-lhes êxito em mais um semestre letivo e agradecendo-lhes a dedicação ao ensino, um dos fatores primordiais que elevou a Unileão ao conceito máximo no recredenciamento do MEC.

Na terça (25), segundo e último dia da programação, foram promovidas oficinas sobre educação antirracista, estratégias didáticas inclusivas, acessibilidade, entre outros temas, além de práticas de ensino envolvendo ferramentas computacionais e educação antirracista, por exemplo. A intenção foi oportunizar aos professores conhecimento sobre ferramentas e metodologias que possam ampliar as suas possibilidades no que diz respeito à prática docente, segundo a coordenadora administrativa da Unileão, Janiele Feitosa.

Educação comprometida com a diversidade, o respeito e o bem-estar coletivo

A realização do 37º Encontro Pedagógico também buscou despertar “uma sensibilidade que tem sido demandada pelas gerações de estudantes que chegam”, na avaliação da coordenadora Janiele. Ela também destaca que é através de uma educação comprometida com a diversidade que seremos capazes de edificar uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o respeito e o bem-estar coletivo.

“Foram dois dias de atividades e uma das coisas que me chamou muita atenção foi o clima de confraternização e boa energia durante o evento. Professores muito felizes e envolvidos com as propostas desenvolvidas”, ressalta.