Instituição permaneceu com práticas sustentáveis durante todo o ano de 2023 e manteve resultados positivos.
Com o olhar no futuro das novas gerações, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) segue investindo e aprimorando suas iniciativas sustentáveis. A Instituição manteve seu compromisso com as ações que já vêm sendo realizadas e fomentou uma maior integração entre as dimensões econômica, social e ambiental, por meio de programas e políticas institucionais de proteção social e respeito ao meio ambiente, como mostra o Relatório de Sustentabilidade 2023.
Com o objetivo de integrar a sustentabilidade nos setores da Unileão, desde 2022 a Instituição implementou o Programa Gestão Sustentável, por meio de ações planejadas e executadas pelos próprios colaboradores em seus locais de trabalho.
A Unileão está desenvolvendo um projeto de ampliação e instalação de novas usinas de energia solar. Essas usinas terão capacidade para gerar mais de 600 KVA de carga ou 1,5 milhões de Kw/h por ano, resultando na redução de mais de 26 toneladas de resíduos por mês.
O projeto do Parque de Energia Solar Unileão está sendo conduzido pelo engenheiro Roberto Campos, graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Ceará em 1978 e fundador da empresa Autoterms Energias. As placas inversoras bifaciais foram importadas e projetadas para maximizar a produção de energia, utilizando tanto a captação direta da luz solar quanto o reflexo gerado pelo solo com lona branca sob a placa. Essas placas possuem tecnologia avançada, produzindo mais energia por metro quadrado e reduzindo a área de implantação e o uso de recursos materiais na fabricação. A previsão de produção na finalização do projeto será de aproximadamente 2.750.000 kw/h por ano.
No Integrar 2023, evento destinado aos colaboradores da Unileão, a professora Ana Isabel Santos Calixto, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Instituição, premiou os colaboradores que implementaram o programa Gestão Sustentável em seus setores. Além disso, a professora parabenizou o campus Crajubar por ter zerado o uso de copos descartáveis.
Permanecendo na mesma premissa, a Instituição realizou a campanha “-Copo +Sustentabilidade”, e anunciou por meio desta que, a partir de novembro de 2023, reduziria o fornecimento de descartáveis em todos os campi e para todos os públicos. A intenção é que haja uma diminuição gradual, até que a Instituição chegue ao descarte zero desses materiais.
A Unileão mantém um compromisso contínuo com a sustentabilidade, evidenciado por diversas iniciativas ao longo do ano de 2023: