Egressos de Educação Física da Unileão conquistam aprovação no Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente do IFCE, no Cariri

Os egressos conquistaram os três primeiros lugares na seleção: Emmanuel Pereira (1º lugar), Lohanna Lopes (2º lugar) e Luis Claudio Santos (3º lugar).

12/04/2024 15:08 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Três egressos do curso de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foram aprovados no Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente, o primeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Juazeiro do Norte). Os estudantes conquistaram os três primeiros lugares na seleção: Emmanuel Pereira (1º lugar), Lohanna Lopes (2º lugar) e Luis Claudio (3º lugar).

“Essa conquista representa um passo significativo em minha trajetória acadêmica e profissional”

Emmanuel Pereira iniciou sua graduação em 2016, após conseguir aprovação no ProUni, para o curso de licenciatura em Educação Física. Ao longo de sua jornada acadêmica, o egresso relata que participou de inúmeros simpósios, eventos e congressos, alguns com apresentação de trabalhos. Além disso, seu artigo produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II) foi publicado na Revista Interfaces da Unileão. “Todas as produções tiveram a orientação do meu professor e amigo José de Caldas, atualmente coordenador dos cursos de Educação Física”, destaca.

Nesse ínterim, em 2020, o egresso iniciou sua primeira especialização, na área de Docência do Ensino Superior, promovida pela Unileão. “O intuito foi dar continuidade e expandir as pesquisas e os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, concluindo em 2022 a minha carreira acadêmica na Instituição. Sou muito grato à Unileão e aos professores do curso de Educação Física por tudo que me proporcionaram durante a minha graduação; tudo isso foi importante para a minha construção profissional”, frisa.

Com a aprovação, Emmanuel diz estar muito feliz, animado, satisfeito e orgulhoso pelo esforço empenhado até aqui. “Todos temos sonhos e objetivos na vida; muitas vezes, não é fácil alcançá-los, mas com muita luta e persistência conseguimos chegar lá. Essa conquista representa um passo significativo em minha trajetória acadêmica e profissional, e não poderia estar mais empolgado com as possibilidades que se abrem diante de mim”, conclui.

“Estou profundamente emocionada por esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional”

Lohanna afirma estar transbordando de gratidão por ter sido aprovada no Mestrado e destaca que esse momento é o reconhecimento de todo o esforço, dedicação e apoio que recebeu ao longo de sua jornada na graduação. “Estou profundamente emocionada por esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional, e mal posso esperar para mergulhar de cabeça nos estudos e explorar novos horizontes. Sou imensamente grata por esta jornada que se inicia e pela chance de continuar aprendendo e evoluindo. Agradeço ao grupo de pesquisa do qual fiz parte, o GPAFS, e ao meu professor Renan Vanali por todo apoio e incentivo durante minha graduação e ajuda nesse processo seletivo”, diz.

“Desde o meu 7º semestre, o foco era ingressar em um programa de mestrado”

Para Luis Claudio Santos, essa conquista é um sonho realizado. Ele afirma não ter palavras para descrever a emoção que está sentindo, pois tem menos de um ano que concluiu a graduação. “Inegavelmente, a Unileão foi ímpar no meu processo de formação, desde as aulas durante a graduação até os cursos extracurriculares e eventos acadêmicos. O apoio que tive da minha orientadora do TCC, a professora Jenifer Kelly, do professor Marcos Antônio e de Bárbara, que foi colega de curso e me ajudou na minha carreira científica, foi fundamental. Sem eles, essa conquista não seria possível”, destaca.

Diante das dificuldades da graduação, bem como da pandemia enfrentada, Luís relata ter encontrado o caminho na pesquisa científica através da monitoria e do GPAFS, o que tornou o sonho do mestrado mais tangível. “Desde o meu 7º semestre, o foco era ingressar em um programa de mestrado, participando de eventos, produzindo artigos. Com a monitoria, foi muito difícil conciliar com as aulas, e precisei sair do emprego por um período para poder estudar. Mas, no final, todos os sacrifícios e as noites em claro valeram a pena”, finaliza.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.